O Jogo

Dois génios assinam as crónicas do título

Golaços de Suárez e Messi ao cair do pano colocam Barça na rota do bicampeona­to. Diego Costa, expulso aos 28’, foi o vilão que Oblak fez por ilibar

- DUARTE TORNESI

Suspeitos do costume nas noites de glória do Barcelona, Suárez e Messi assinaram ontem um dos últimos capítulos da história de um título anunciado com dois golaços (85’ e 87’) na vitória sobre o Atlético de Madrid, resultado que permitiu aos blagurana ficar com onze pontos de vantagem sobre os colchonero­s na corrida ao título espanhol. Nesta história protagoniz­ada por dois génios, também houve palco para um vilão e para um mártir, ambos vestidos de vermelho e branco, e com um passado ligado a Portugal.

Comecemos, então, pelo primeiro, de seu nome Diego Costa. Numa altura em que o jogo se disputava a um ritmo eletrizant­e, com oportunida­des a sucederem-se em ambas as balizas, o avançado do Atlético de Madrid perdeu a cabeça, insultou o árbitro Jesús Manzano – “vai para a p... que te pariu” – e foi expulso para desespero de Diego Simeone e revolta dos colegas. A partir daí, o terreno começou a ficar inclinado na direção da baliza de Oblak, mas o ex-guardião do Benfica fez o possível e o impossível para equilibrar os pratos da balança: fez dez defesas de alto grau de dificuldad­e que travaram o ímpeto do líder da liga.

No entanto, aos 85’, Suárez mostrou que o guarda-redes colchonero era, afinal de contas, um comum mortal ao inaugurar o marcador com um remate pleno de colocação. O golo concedido tão perto do fim deixou os colchonero­s desorienta­dos e quem aproveitou foi Messi que, após uma fulgurante arrancada, deixou Giménez e Godín deitados no chão antes de bater Oblak que, ainda assim, continua a ser o guarda-redes das cinco principais ligas europeias, com maior percentage­m de defesas. Por entre vénias dos adeptos do Barcelona, o astro argentino festejou mais um recorde a nível individual: somou a 335.ª vitória na liga espanhola e bateu o registo de Casillas, que tinha 334.

“São três pontos importantí­ssimos. Oblak foi enorme”

Ernesto Valverde

Treinador do Barcelona “Se insultou, Diego é bem expulso. Ficou mais difícil”

Diego Simeone

Treinador do Atlético de Madrid

 ??  ?? Messi somou a 335.ª vitória em La Liga e bateu o recorde que pertencia a Casillas
Messi somou a 335.ª vitória em La Liga e bateu o recorde que pertencia a Casillas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal