O Jogo

Mais um feito para o CR7

Ronaldo pode tornar-se hoje no primeiro futebolist­a campeão em Itália, Inglaterra e Espanha

- ANTÓNIO PIRES

Deve tornar-se hoje no primeiro futebolist­a campeão em Inglaterra, Espanha e Itália

À Juventus basta um empate, na deslocação ao campo do SPAL, para erguer mais um título. Se perder, pode celebrar depois de amanhã, desde que o Nápoles não ganhe em Verona ao Chievo

A tarde de hoje pode ser a da consagraçã­o daJuven tu sede Cristiano Ronaldo como cam

peões de Itália – basta que a Vecchia Signora pontue no terreno do SPA L. M esmoque não aconteça hoje, éu maaos 20 pontos de avanço para o Nápoles com 21 em disputa. Ou seja, o CR7 é campeão na época de estreia em Itália e alcança um feito inédito na história do futebol europeu: éo primeiro futebolist­a a ganharas três maiores ligas do Velho Continente, sendo as outras duas, naturalmen­te, a inglesa (tricampeão) e a espanhola (duas vezes vencedor).

Há inúmeros exemplos de jogadores campeões em pelo menos três dos cinco maiores campeonato­s, como Tiago, vencedor em Inglaterra­França (Lyon) e Espanha (Att. Madrid), ou Khedira, campeão na Alemanha (Estugarda), Espanha (Real Madrid) e Itália (Juventus). Mas, sejamos claros, a Bundesliga e a Ligue 1 estão num patamar inferior ao da Premier League, La Liga e Serie A em termos de prestígio e importânci­a histórica.

Para o supercampe­ão português, este scudetto será o segundo troféu conquistad­o nos bianconeri, depois da Supertaça italiana, e ficará ainda na corrida pelo grande objetivo da temporada: a Champions. Ronaldo, recorde-se, já ergueu o troféu cinco vezes, incluindo nos três últimos anos, e procura igualar o recordista Gento (Real Madrid), único jogador seis vezes campeão europeu.

Apesar de este ser o sexto título ganho pelo CR7 numa das grandes ligas europeias, vai continuar atrás de Figo, o recordista português, com oito, quatro na Espanha (Barcelona e Real Madrid) e outras tantas em Itália (Inter de Milão). No entanto, tendo o capitão da Seleção Nacional um contrato de mais três temporadas com a Vecchia Signora, ainda está a tempo de estabelece­r um novo máximo se a Juventus continuar a exibir a supremacia recente.

A Supertaça de Portugal, com o Sporting, foi o primeiro troféu ganho por Cristiano Ronaldo a nível profission­al, juntandolh­e desde então mais nove no Manchester United, 15 no Real Madrid, um na Juventus e um por Portugal. Este scudetto será a 28.ª conquista coletiva, estando cada vez mais perto de superar Vítor Baía como o português mais vitorioso (30 troféus) em termos coletivos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal