O Jogo

MURILO VAI JOGAR DE NOVO A LATERAL

BRAGA Brasileiro passou no teste com o Tondela e voltará a ser adaptado à esquerda face à indisponib­ilidade de Sequeira e Ailton

- PEDRO ROCHA

Titular há cinco partidas consecutiv­as, Murilo tornou-se um jogador imprescind­ível para Abel. Como ala e mais recentemen­te como defesa, com liberdade para atacar, atrai golos como poucos

A adaptação de Murilo à posição de lateral não será um episódio exclusivo do jogo com o Tondela. A experiênci­a correu bem e, face à indisponib­ilidade de Sequeira e de Ailton, ambos com problemas musculares, o 19 do Braga voltará a fechar a esquerda da defesa na visita de sábado ao Feirense, embora com total liberdade para apoiar o ataque, de preferênci­a através de cruzamento­s bem medidos para a área, à imagem do que tem feito Sequeira nesta temporada. Esse é um dos pontos fortes do extremo ex-Nacional e nem o recuo para a defesa, na última ronda, o inibiu no plano ofensivo, como se percebeu logo no primeiro minuto da partida com a equipa beirã: centrou na passada já próximo da linha de fundo e, após um desvio de Ricardo Horta, Wilson Eduardo fez a emenda para o 1-0.

A boa relação de Murilo com os golos já nãoé, aliás, novidadeem Portugal. Só em 2017/18, em 41 partidas, apontou 13 golos na II Liga e um na Taça de Portugal; já na atual temporada, leva três remates certeiros e uma assistênci­a ao cabo de nove jogos no campeonato, quatro na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Com uma utilização intermiten­te até meados de março, o brasileiro de 24 anos fixou-se no onze frente ao V. Setúbal (decidiu o jogo com um golo), à 26.ª ronda, e deixou de ser visto no banco de suplentes ou na bancada, tendo somado contra o Tondela o quinto jogo consecutiv­o como titular, pois também alinhou de início contra o FC Porto, nas meias-finais da Taça de Portugal.

Adepto de jogadores polivalent­es (Esgaio, Fransérgio, Eduardo, Wilson Eduardo, Ricardo Horta ou Paulinho são alguns exemplos ), Abel Ferreira reservou-lhe uma inédita missão contra o Tondela e a resposta deste foi segura e prometedor­a. Por cá, assim foi com Fábio Coentrão no Benfica; lá fora, Jordi Alba (Barcelona) é outro exemplo entre os extremos-esquerdos que se transforma­ram em laterais de grande fiabilidad­e.

 ??  ?? Murilo deu-se bem como lateral e será utilizado de novo na posição
Murilo deu-se bem como lateral e será utilizado de novo na posição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal