O Jogo

Um monarca inesperado

O italiano Fabio Fognini deu a melhor sequência ao triunfo sobre Rafael Nadal e conquistou, ontem, o Masters de Monte Carlo, batendo o sérvio Lusan Lajovic: 6-3 e 6-4

- MANUEL PEREZ

Desde a integração do torneio do principado nos nove maiores eventos ATP Tour, em 1990, Fognini é o primeiro vencedor italiano e torna-se uma das figuras a seguir com atenção na campanha em terra batida

Aos 31 anos, Fabio Fognini inverteu um início de temporada em que perdera mais encontros do que ganhara (4v/8d) e, sem que nada o fizesse prever, sagrou-se vencedor do primeiro Masters da temporada em terra batida, como é o caso de Monte Carlo, certame que antecede Madrid e Roma. Tendo nascido a uma hora de carro do Mónaco, o jogador de San Remo possui uma atração especial pelo milionário torneio do principado, mas umameia-final,perdidahás­eis anos para Novak Djokovic, constituía, até ontem, o melhor cartão de visita. Antes de se impor na final ao sérvio Dusan Lajovic, por 6-3 e 6-4, em 1h38, esteve muito perto de ser afastado logo de entrada pelo russo Andrey Rublev, recuperand­o da desvantage­m de 4-6 e 1-4 (salvando cinco pontos de 2-5).

Para se perceber a dimensão do maior título da carreira do jogadorcas­adocomFlav­iaPennetta,compatriot­aquevenceu o US Open’2015, refira-se que oMastersde­MonteCarlo­éum dos feudos de Rafael Nadal (11 títulos), mas o espanhol caiu ante “Fogna” nas meias-finais e, nos últimos 15 anos, o italiano é apenas o quarto jogador a erguerotro­féu,poisentrea­hegemonia de Rafa também se intrometer­am Djokovic (2013 e 2015) e Stan Wawrinka (2014).

Possuidor de um forte carisma, Fognini é um criativo que muitas vezes parece desligado dos encontros, mas também é capaz de se transforma­r, elevando o nível e colocando em prática uns muito apurados sentidos de antecipaçã­o, aceleração ou quebra de ritmo no jogo contrário. Conquistou o nono título da carreira em 19 finais e arrecadou 958 mil euros!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal