O Jogo

Portugal bate Argentina e vence Montreux

Vitória por 5-3 no torneio que serve de preparação para o Mundial

- PAULA CAPELA MARTINS

A pensar no Mundial (7 a 14 de julho, em Barcelona), RenatoGarr­ido,queseestre­ou na Taça das Nações como selecionad­or, não fez grandes mudanças na equipa e foi com ela que venceu, em Montreux (Suíça), o mais histórico dos torneios. Na final, bateu a Argentina,queeraadet­entorado troféu, e trouxe para Portugal o 19.º ouro na competição.

Ainda sem esquecer o penta falhado em 2017, os jogadores entraram em campo frente a um cinco sul-americano sem segredos – todos jogam no campeonato português – e, em menos de cinco minutos, Henrique Magalhães abriu o marcador, após uma falha defensiva da dupla Ordoñez e Platero. Portugal continuou a aproveitar oportunida­des e, de 2x1, Rafa dilatou a vantagem. Aos 11’, com o cartão azul a Jorge Silva, a Argentina pôde reduzir de livre direto (Ordonez), Hélder Nunes, da mesma marca, falhou, acabando por ser Gonçalo Alves a repor os dois golos de vantagem.

Dois erros, a meio da segunda parte, permitiram a Ordoñez empatar a final: fez o 3-2 ganhando posição na área e o 3-3, de penálti. Esteve nas suas mãos dar a primeira vantagem à Argentina, mas Girão paroulhe o livre direto (azul a Hélder Nunes). Gonçalo Alves, também de livre direto (azul a Ordoñez) falhou, mas não João Rodrigues que castigou a 10.º falta argentina a cinco minutos do fim. O capitão, aos 47’, bisou e deu o troféu a Portugal, que destronou a Argentina de Negro Paez, antiga estrela do Barça, onde conquistou 11 títulos de Espanha e sete Ligas Europeias.

Ao contrário, de Renato Garrido, Alejandro Domínguez, selecionad­or de Espanha, e Massimo Mariotti, técnico italiano, investiram numa segunda linha de jogadores, com resultados distintos: Itália bateu Angola (7-1) e ficou no último lugar do pódio, e Espanha foi derrotada por França (4-2) e ficou em sexto, o pior registo dos espanhóis nesta prova.

 ??  ??
 ??  ?? Portugal venceu em Montreux pela 19.ª vez, a quinta nas últimas seis edições
Portugal venceu em Montreux pela 19.ª vez, a quinta nas últimas seis edições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal