O Jogo

DECISÃO DO CA AGRADA A VIEIRA

Lage garantido como treinador em 2019/20 Presidente assegura que não haverá saídas

- PAULO NUNES TEIXEIRA

“Pensamos que vamos ser campeões, mas apesar do que suceder, Lage será o treinador”

“Vou bater-me para não sair nenhum jogador neste ano e no próximo”

Luís Filipe Vieira

Presidente do Benfica

Luís Filipe Vieira promete ainda que tudo fará para evitar a saída de qualquer jogador nuclear na próxima temporada. É essa a linha orientador­a do modelo seguido pelo dirigente

Aposta de Luís Filipe Vieira para o lugar de Rui Vitória, Bruno Lage luta pela conquista do 37.º título nacional, definido na Luz como a principal prioridade para 2018/19, após eliminaçõe­s nas “meias” da Taça de Portugal e nos “quartos” da Liga Europa, e continuará a trabalhar nos encarnados em 2019/20 mesmo que falhe esse objetivo. A garantia foi dada pelo presidente do Benfica, à margem da assinatura oficial de constituiç­ão da ISMA (Associação Internacio­nal de Museus Desportivo­s) no museu Cosme Damião. “Pensamos que vamos ser campeões, vamos lutar até às últimas consequênc­ias e tenho a certeza de que é o que vai suceder. Independen­temente do que venha a acontecer, o Bruno Lage será de certeza o treinador na próxima época. A equipa vai continuar a ser preparada e treinada por Bruno Lage”, referiu.

O dirigente reforçou que a estratégia delineada, assente na formação, não vai sofrer alterações e, como tal, a saída de atletas como João Félix, um dos jogadores mais cobiçados da Luz, não está nos horizontes. “Praticamen­te, posso garantir aos benfiquist­as que não vai sair ninguém. Não ando ao sabor de ninguém, sou um dos grandes mentores deste projeto e vou bater-me até às últimas consequênc­ias para não sair nenhum jogador neste ano e no próximo, se for possível”, apontou. No entender do líder máximo do emblema da Luz, o Benfica “terá de ter a capacidade e argumentos necessário­s” para garantir que nenhum jogador “dos fundamenta­is” deixe a Luz.

Nesse sentido, Vieira acredita que a promoção de jovens atletas à equipa principal é uma das soluções para ambicionar nova final europeia, explicando que o objetivo passa por ter sete jogadores “made in Seixal” no onze das águias, naquela que é uma “mudança de paradigma”. “Todos os anos estamos a consolidar este projeto. Ainda ontem [segundafei­ra] tivemos quatro titulares e, no futuro, provavelme­nte serão cinco, seis ou sete. Não vamos abdicar disso, porque é minha convicção de que o clube só poderá aspirar a um título europeu com uma equipa com identidade própria à Benfica e com jogadores saídos do Caixa Futebol Campus. É por isso que me vou bater, ou terão de encontrar outro líder”, avisou, lembrando que “se não existir a matéria-prima no Seixal que se possa pretender”, vai recrutar no exterior.

Em jeito de análise ao percurso como presidente, função que assumiu em 2003, Luís Filipe Vieira puxou dos galões e aproveitou para passar uma mensagem de confiança aos adeptos das águias. “Cada benfiquist­a tem de estar muito feliz ao olhar para o passado, em que havia um vaivém constante de jogadores”, disse, em comparação com o momento atual. “Devíamos ter imensa felicidade por ter o treinador que temos. Não vou criticar os outros que passaram, mas devemos estar também muito felizes pelo que temos hoje desportiva e financeira­mente”, destacou.

Referindo que este é um ano de “muita importânci­a” pela “mudança de paradigma”, mais tarde, já num evento com parceiros no Seixal, Vieira reforçou o espírito de conquista. “Que o final da época nos traga o 37”, lançou.

“Samaris? A prioridade é o Benfica. Quem não gosta de estar cá, não está e o Benfica não incomoda ninguém. Oferecemos as condições que podemos e mais não faremos”

“Jonas está bastante feliz no Benfica. Vai continuar. Está encantado com o treinador que tem. Está satisfeito”

Luís Filipe Vieira Presidente do Benfica

 ??  ??
 ??  ?? O líder das águias ambiciona, para o futuro, formar um onze com sete jogadores preparados e lançados a partir do Caixa Futebol Campus
O líder das águias ambiciona, para o futuro, formar um onze com sete jogadores preparados e lançados a partir do Caixa Futebol Campus
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal