O Jogo

Trabalhar fora versus na I Liga

Abel ganha no conhecimen­to interno, Lage cresceu em Inglaterra

-

A passagem dos técnicos pela formação é um ponto comum na respetiva evolução. O professor Jorge Castelo vê-os “ao mesmo nível e preparados para as grandes exigências”

O caminho feito até ao futebol profission­al também faz de Abel Ferreira e Bruno Lage treinadore­s diferentes. O primeiro fez carreira a jogar, o segundo apostou na via académica mas, no fim, entraram pela mesma porta na estrada que hoje percorrem: pelo futebol de formação. No caso do treinador dos minhotos, soma a seu favor a grande experiênci­a enquanto jogador acumulada principalm­ente no V. Guimarães, Braga e Sporting, onde acabou a carreira antes de assumir os juniores dos leões. Quanto a Bruno Lage, começou cedo a treinar na formação do V. Setúbal após ter decidido apostar nos estudos em vez de ser jogador profission­al. Rotas com prós e contras. “Ambos são treinadore­s de nova geração, com elevado nível do conhecimen­to do jogo e dos diferentes componente­s, incluindo as pressões dos aficionado­s, diretores, comunicaçã­o social, dos jogadores. Já compreende­m um mundo mais complexo para lá do dia da competição e têm intuição do que está à sua volta. No caso do Abel, tem uma vasta experiênci­a na I Liga enquanto que Bruno, por ter passado por outros contextos, incluindo o inglês, também está preparado para uma alta densidade competitiv­a. Apesar da maior experiênci­a de Abel na I Liga, ambos estão preparados para as grandes exigências da competição e, aí, estão ao mesmo nível”, analisa o técnico Jorge Castelo.

Para Marco Paulo, o técnico dos bracarense­s beneficia do conhecimen­to mais antigo do seu plantel, mas “perde” para Bruno Lage na experiênci­a deste em Inglaterra, no Sheffield Wednesday e Swansea, com Carlos Carvalhal. “É sempre uma mais-valia trabalhar fora do país porque nos dá vivências diferentes. Quanto a Abel, tem a vantagem de estar com a equipa desde o início, ter as ideias mais estáveis junto dos jogadores”, refere o treinador.

“Ambos são treinadore­s de

nova geração com elevado nível de conhecimen­to do jogo e suas componente­s, incluindo as

pressões”

Jorge Castelo

Treinador

 ??  ?? Jogada da primeira volta entre Paulinho e Jardel
Jogada da primeira volta entre Paulinho e Jardel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal