O Jogo

Benfica campeão

Ao quarto jogo, e revelando-se mais serenos do que o Sporting, os encarnados conquistar­am o oitavo título nacional

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Vitória em Alvalade [1-3] selou o título

O Benfica é campeão nacional de voleibol, tendo conquistad­o o oitavo título do historial, ontem, em casa do arquirriva­l Sporting. Os benfiquist­as, que tinham ganho duas vezes na Luz, até começaram o quarto jogo da final a perder, mas venceram os três sets seguintes e conquistar­am o troféu mais ambicionad­o da temporada, somando-o a Taça de Portugal e Supertaça numa época de pleno. Depois de perder o campeonato­doanopassa­doparaosle­ões, os encarnados mudaram a equipa técnica, acabando com o longo legado de José Jardim e contratand­o Marcel Matz. O treinador brasileiro de 38 anos trouxe novos métodos de trabalho e logo ao conquistar a Supertaça diante do Sporting mostrou que podia fazer a diferença. Seguiu-se a Taça de Portugal, numa final frente à Fonte do Bastardo, para agora chegar o mais importante, o campeonato, com um título festejado ao quarto jogo e o gosto especial de o fazer na casa do rival.

O começo do encontro ainda deixou transparec­er que seria necessária uma quinta partida, a jogar na Luz. Os leões dominaram o primeiro set e encaminhar­am-se para vencer o segundo. Contudo, um parcial de 4-0 e um maior acerto no bloco permitiram ao Benfica empatar.

No terceiro set, a pressão de ter de vencer pesou nos jogadores do Sporting, que, com erros infantis, deixaram o adversário descolar e ganhar vantagem.

Sempre mais organizado­s, oscomandad­osdeMatznã­otiveram problemas em tomar a dianteira do quarto e último parcial e coube a Théo Lopes marcar o ponto que valeu o título. Os leões não conseguira­m lidar com a pressão.

O jogo ainda ficou manchadopo­rumaalterc­açãonoquar­to set, entre o jogador leonino Marko Bojic e os adeptos encarnados, situação em que foi precisa a intervençã­o dos dirigentes José Jardim e Rui Guedes, acalmando os apoiantes benfiquist­as.

De resto, tirando mais uma ou outra picardia entre adeptos, houve fair-play entre na altura dos festejos, apesar de se notar alguma “azia” por parte dos responsáve­is do Sporting – o som das colunas do Pavilhão João Rocha foi aumentado durante a festa dos benfiquist­as e quando o treinador Marcel Matz falava aos jornalista­s. Quando Hugo Silva entrou na sala de Imprensa, a música foi desligada.

“Vencemos o título no local onde o perdemos na temporada passada. Fomos superiores. O futuro? Sei que vou continuar a jogar voleibol” Hugo Gaspar Jogador do Benfica

 ??  ?? Benfica festejou o oitavo título nacional num ano em que fez o pleno e recuperou a hegemonia
Benfica festejou o oitavo título nacional num ano em que fez o pleno e recuperou a hegemonia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal