O Jogo

Uma passagem de testemunho

Ana Catarina Monteiro e Adriano Niz são os nadadores de maior notoriedad­e da Póvoa de Varzim

-

De gerações diferentes – ele foi a Atenas’2004 e dá cartas nos Masters, ela prepara-se para Tóquio’20 –, os dois poveiros são nomes sonantes da natação nacional e O JOGO juntou-os

Quando Adriano Niz (33 anos) começou a nadar, Ana Catarina Monteiro (25) ainda não era nascida, acabando ambos, mais tarde, por pertencer ao mesmo clube, o Fluvial Vilaconden­se, e treinar no Complexo de Piscinas da Póvoa de Varzim. Ele, que ainda andou pelo futebol e torce pelo Varzim, esteve em Atenas’2004 – foi o primeiro poveiro a ir aos Jogos, no mesmo ano do futebolist­a Bruno Alves – e ela via-o como uma referência, a par de Fábio Pereira (atual treinador) e Henrique Neiva. “Para mim, eram os monstros da natação”, afirma a jovem, que no início deste mês já fez mínimo A para ir a Tóquio’20 (2m08,40s nos 200 mariposa).

Será a primeira presença olímpica da poveira, após dois ciclos em que fez o mínimo B. Em 2012 não contava ir a Londres, mas, quatro anos depois, falhar o Rio foi uma desilusão. “Em 2016 não houve nenhum limite para os convidados da universida­de, o que fez com que as vagas para mínimos B quase desaparece­ssem. Eu, a federação e o meu treinador da altura acreditáva­mos que estaria dentro, mas fiquei de fora”, lembra.

Para Niz, hoje ainda ligado à modalidade como professor, treinador, empresário e atleta nos Masters (foi campeão do mundo em 2017), a persistênc­ia de Ana Catarina Monteiro é “um exemplo para não se desistir, mesmo contra as probabilid­ades, porque supostamen­te ela estaria mais apta há quatro anos ”. Para Tóquio’2020, prevê que haja condições paras e igualar o feito de Alexandre Yokochi, o único finalista olímpico português da história. Uma fasquia partilhada pela própria. “Sonhar não faz mal e eu trabalho com a cabeça numa final olímpica. Sei da dificuldad­e que isso implica e, ao assumi-lo, posso estar a criar uma pressão maior para mim, mas é esse o objetivo.”

“A meia-final é um objetivo legítimo, mas trabalho por uma final olímpica” Ana Catarina Monteiro Nadadora “Torço por todos os poveiros, até por ter conhecido e treinado com alguns deles” Adriano Niz Antigo nadador

 ??  ?? Adriano Niz com Ana Catarina Monteiro na piscina olímpica da Póvoa
Adriano Niz com Ana Catarina Monteiro na piscina olímpica da Póvoa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal