O Jogo

“Neste momento o FC Porto é o líder”

BRUNO LAGE ATENÇÃO Desvaloriz­ando o percalço do rival, que diz nem ter sido discutido no balneário, o técnico quer uma equipa a pensar apenas no seu trabalho e em vencer

- MARCO GONÇALVES

Recusando que o empate dos dragões coloque a sua equipa sob maior pressão, o comandante das águias assume a intenção de recuperar o primeiro lugar em casa do Braga, conjunto ao qual deixa elogios

Ben fica podei solar-sena frente da tabela caso vença hoje o Braga, mas Lage quer uma equipa concentrad­a em dar sequência à série de triunfos.

Como encara esta partida, tendo em conta que, em caso de vitória, o Benfica pode isolar-se na frente?

—Neste momento estamos no segundo lugar. A nossa intenção, independen­temente do resultado do nosso adversário, é vencer. São finais e é nesse sentido que temos de encarar o jogo. Foi isso que dissemos a seguir ao jogo com o FC Porto: pensar jogo a jogo e final a final. É com esse espírito que temos de entrar em campo, olhar para o que é nosso, para o nosso jogo, e conquistar os três pontos.

Em termos do comportame­nto dos seus jogadores, percebeu que algo tenha mudado na sequência da escorregad­ela do FC Porto?

—Nem falámos nisso. Senti a mesma alegria e determinaç­ão em preparar o jogo da melhor maneira. O que é um facto é que o FC Porto é líder do campeonato, tem um ponto de vantagem, e nós temos de fazer o nosso trabalho.

O resultado do FC Porto aumenta a exigência dos adeptos do Benfica?

—Os adeptos é que têm de responder a isso. A nossa intenção e responsabi­lidade de vencer os jogos tem sido máxima desde a primeira hora. Digamme um jogo em que não tivéssemos essa intenção... Com a diferença pontual para o primeiro classifica­do, a jogar a meia-final da Taça da Liga, os quartos e a meia-final da Taça de Portugal, a Liga Europa... Tivemos jogos decisivos consecutiv­os em que não tínhamos qualquer tipo de margem. Se se sente uma maior responsabi­lidade entre os adeptos pelo facto de termos de conquistar o título, é sinal de que estamos a fazer bem o nosso trabalho e um campeonato à imagem do percurso do Benfica. Mas isso não nos dá mais responsabi­lidade e pressão, porque essas têm sido sempre máximas, desde janeiro até aqui.

O facto de o FC Porto ter empatado com o Rio Ave após ter estado a vencer por 2-0 serve de aviso para o Benfica? Mostra que as quatro finais são de elevado grau de dificuldad­e e que não se pode desviar as atenções?

—Isso é o que ambos os treinadore­s têm dito há dois meses. E isso já nos aconteceu. O que aconteceu ao FC Porto aconteceu-nos a nós com o Belenenses: vencíamos por 2-0 e acontecera­m coisas, é futebol. Na altura tínhamos uma vantagem de dois pontos e deixámo-la fugir. Amanhã [hoje] temos a oportunida­de de continuar nesta senda de finais, essa é a nossa motivação. Dá muito trabalho e é muito difícil ganhar jogos, particular­mente este, com uma grande equipa. Temos de estar focados no que podemos controlar e o próximo jogo é sempre mais difícil. Este é muito difícil, porque é contra uma equipa que lutou pelo título. É um adversário com uma boa organizaçã­o e dinâmica, mas nós também somos uma boa equipa e é com essa determinaç­ão que vamos a jogo para conquistar os pontos para voltarmos ao primeiro lugar.

“O resultado do FC Porto não nos dá mais pressão e responsabi­lidade, essas têm sido sempre máximas”

Bruno Lage

Treinador do Benfica

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal