O Jogo

A culpa é do Sérgio Conceição

- Paulo Baldaia

OFutebol Clube do Porto é o atual campeão, depois de ter vencido uma competição em que os “especialis­tas” lhe atribuíram unanimemen­te, no início da época anterior, a capacidade para terminar num honroso terceiro lugar. A culpa é do Sérgio Conceição.

O Futebol Clube do Porto venceu a Supertaça (21 vezes em 40 edições), onde já não punha os pés desde 2013. A culpa é do Sérgio Conceição. E está de novo na final da Taça de Portugal. E continua na disputa pela vitória no campeonato. A culpa é do Sérgio Conceição.

O Futebol Clube do Porto, nas duas últimas épocas, passou a fase de grupos na Liga dos Campeões. Este ano igualando o recorde de pontos conseguido­s numa fase de grupos, de novo no top 10 do coeficient­e da UEFA, trazendo para o clube dezenas de milhões de euros, essenciais para repor equilíbrio nas contas. A culpa é do Sérgio Conceição.

O rol de( ir)responsabi­l idades doa tual treinador do F CP poderia continuar para que cada um de nós avalie a ingratidão com que o adepto de futebol vai da euforia à depressão, tendo sempre como vítima preferenci­al o treinador. Mas vamos lá fazer

de conta que o futebol é um negócio como outro qualquer e que a gratidão se mede em dividendos, que nenhuma SAD do mundo até hoje distribuiu. Sérgio Conceição cumpriu dois anos de contrato e tem mais dois para cumprir. Em que empresa deste planeta se avalia o gestor antes de o ano fechar, havendo ainda para disputar os dois principais títulos nacionais? Em que empresa deste planeta se avalia o potencial de quatro anos de contrato apenas pelo que acontece no segundo ano? Para que se fazem contratos plurianuai­s se a sobrevivên­cia de um treinador é determinad­a a cada ano?

Sérgio Conceição cometeu erros? Claro que sim, não há treinadore­s infalíveis. Vejase como Mourinho falhou ou como Guardiola, com uma superequip­a, caiu aos pés do Tottenham. Eu também sou treinador de bancada e tinha posto o Óliver na segunda parte, mas não temos como saber o que aconteceri­a se as substituiç­ões tivessem sido outras. E esta época? Quantos jogos ganhou o FC do Porto com as substituiç­ões que fez o Sérgio Conceição? É fácil admitir que o treinador do FCP cometeu vários erros no jogo de sexta e durante a época, mas não é aceitável colocar em causa o que já foi feito, porque se criou a expectativ­a de que se pode ganhar sempre. Não pode e o caminho mais curto para ganhar muitas vezes é dar estabilida­de à equipa, mantendo o treinador e mantendo o máximo possível de bons jogadores.

Sérgio Conceição não tem de estar a pedir desculpa. Mais depressa teriam de o fazer os adeptos que se julgam maiores que o próprio clube e para quem está sempre tudo mal. Mas ficalhe bem ser humilde e admitir que as coisas às vezes não acontecem como ele pensava que iriam acontecer. Concluir que, se as coisas correm mal, é ele o responsáve­l e que, se for preciso, faz as malas e vai-se embora, já não é humildade. É arrogância, porque parece uma ameaça.

Eu estou grato a Sérgio Conceição! Pelos títulos que já deu e pelos que vai dar. Vamos para frente, que atrás vem gente. Sempre Porto!

Em que empresa deste planeta se avalia o gestor antes de o ano fechar, havendo ainda para disputar os dois principais títulos nacionais?

 ??  ??
 ??  ?? Dragão do Sul
Dragão do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal