O Jogo

FICHA LIMPA NAS VISITAS AOS CINCO PERSEGUIDO­RES

Com Lage, as águias conquistar­am 15 pontos nos jogos fora com FC Porto, Sporting, Braga, Moreirense e V. Guimarães. Já os dragões, com os seis primeiros, fizeram apenas seis pontos

- MARCO GONÇALVES

Em 16 jogos disputados no campeonato, o atual técnico venceu 15 e empatou um, com o Belenenses. Com 93,75 por cento de vitórias, é o melhor do clube, batendo os 83,15% de Jimmy Hagan

A três jornadas do final do campeonato, o Benfica tem agora dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, fruto do empate do rival em Vila do Conde e do triunfo sobre o Braga na Pedreira. A vitória sobre os arsenalist­as foi a oitava consecutiv­a do Benfica fora de casa, sempre sob o comando de Bruno Lage, que nesta série venceu no terreno dos cinco perseguido­res, e com uma média de três golos marcados: FC Porto (2-1), Sporting (4-2), Braga (4-1), Moreirense (4-0) e V. Guimarães (1-0).

E se as águias somaram 15 pontos nestas deslocaçõe­s, o FC Porto, rival na luta pelo título, conquistou apenas seis. Perdeu na deslocação à Luz e empatou com Sporting, Moreirense e V. Guimarães, vencendo apenas o Braga.

A caminhada perfeita do Benfica fora de casa junta-se a um percurso na Luz manchado apenas pelo empate diante do Belenenses (2-2), permitindo assim a Lage assumir-se nesta fase, após 16 jogos realizados, como o treinador encarnado com melhor registo de triunfos no campeonato, apresentan­do 93,75 por cento de vitórias na prova, bem à frente dos 83,15 por cento de Jimmy Hagan, que comandou o clube da Luz entre 1970 e 1973, somando 89 jogos.

Analisando em termos absolutos, e excluindo Fernando Caiado, que fez apenas um jogo, o atual técnico ocupa para já o terceiro posto (76,92%), atrás de Lajos Czeizler, que esteve no Benfica em 1963/64 (80,49%), e do já referido Hagan (78,33%). Se vencer os três jogos que falta disputar em 2018/19, Lage ultrapassa­rá o treinador inglês, pois passará a registar 79,3 por cento de vitórias.

Ao Benfica sobra agora apenas uma saída, ao campo do Rio Ave, precisamen­te onde o FC Porto baqueou na última jornada, razão pela qual Bruno Lage já não poderá superar o melhor registo de vitórias fora do século, alcançado por Rui Vitória em 2015/16, ele que venceu 11 jogos seguidos. Pelo caminho poderá, contudo, ficar a série de José António Camacho, em 2002/03, de oito vitórias consecutiv­as longe da Luz, igualada no passado domingo com o 4-1 ao Braga.

Série: melhor do que os últimos oito jogos ganhos fora, só Rui Vitória (11)

 ??  ?? Bruno Lage saiu da Pedreira com razões para ficar satisfeito, fruto do 4-1 sobre os arsenalist­as
Bruno Lage saiu da Pedreira com razões para ficar satisfeito, fruto do 4-1 sobre os arsenalist­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal