O Jogo

AJAX SAI NA FRENTE

Entrada decidida valeu aos holandeses um golo e o triunfo em casa do Tottenham, após já terem ganho em Madrid e em Turim

- ANTÓNIO PIRES

O Tottenham estava avisado para o poderio do Ajax, que chegara às meias-finais depois de ter ido ganhar a Madrid, ao Real, por 4-1 e a Turim a Juventus por 2-1. Mas nem assim foi capaz de impedir os holandeses de saírem de Londres em vantagem, graças ao golo de Van de Beek aos 15’. O resultado de 1-0 é, contudo, o menos mau para os ingleses. Podia ter sido pior se o remate de Neres, aos 78’, tivesse entrado em vez de bater no poste. Os spurs estão agora obrigados a vencer em Amesterdão, mas a desvantage­m não é irrecuperá­vel.

Desfalcado de jogadores importante­s, sobretudo no ataque, onde o lesionado Kane e o castigado Son foram ausências por de mais notadas, o Tottenham entrou cauteloso e com três centrais. Já o Ajax, fiel a si mesmo, foi destemido, mandão e não demorou a deixar em pânico a defesa contrária. Das ameaças ao golo passaram poucos minutos. Ao quarto de hora, Ziyech recebeu a bola com muito tempo para pensar e desmarcou Van de Beek. Este, com toda a calma do mundo, simulou o remate, Lloris caiu, e depois atirou a contar. O francês evitou pouco depois, aos 24’, que Van de Beek bisasse, na melhor jogada coletiva de todo o jogo.

Demorou a reagir o Tottenham. Não conseguia ter posse muito tempo e vivia dos passes longos para L lo rente. Só de bola parada viu o espanhol ameaçar a baliza de Onana, aos 26’, e depois Alderweire­ld, aos 45’+4’. Antes, já perdera por lesão Vertonghen (ver breve ao lado), tendo Pochettino apostado em Sissoko que ajudaria a equipa a travar o domínio do Ajax, que na primeira parte chegou a ser avassalado­r.

O arranque da segunda metade foi bem mais interessan­te. Os spurs entraram com força, os holandeses respondera­m com contra-ataques venenosos. Mas, na hora do remate, ambos estiveram mal: dos 12 tiros do Tottenham só um foi à baliza de Onana e dos dez do Ajax um deu golo, um foi defendido e outro acabou no poste.

Com Alli e Eriksen desinspira­dos e bem marcados, o Ajax defendeu-se bem e só sentiu alguns problemas com o poder físico de Llorente. Perdeu, contudo, a possibilid­ade de levar um resultado mais favorável para a segunda mão, onde o Tottenham já contará com Son, autor de três golos frente ao Man. City. De qualquer forma, os lanceiros estão mais perto de regressare­m à grande final 22 anos depois e a história joga a seu favor: só uma de 17 equipas que ganharam a primeira mão fora nu mamei a-fi- nal europeia acabou eliminada. Foi oPanathina­ik os, eliminado pelo Ajax em 1996.

 ??  ?? Van de Beek dispara para o único golo da partida, ele que já marcara um golo importantí­ssimo contra a Juventus
Van de Beek dispara para o único golo da partida, ele que já marcara um golo importantí­ssimo contra a Juventus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal