O Jogo

FLORENTINO ABAFA RIVAIS DO MIOLO

O jovem já bate Fejsa e Samaris em eficácia defensiva e na construção. Frente ao Portimonen­se deve ser titular no terceiro jogo seguido, algo inédito

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Com Bruno Lage, o camisola 61 deixou de ser um desconheci­do para se ir assumindo como um dos titulares da equipa principal, onde já esteve em 11 partidas, entre campeonato e Liga Europa

Florentino tem caminho aberto para se manter como titular do Benfica na receção de sábado ao Portimonen­se o que, sucedendo, será a primeira vez que o jovem de 19 anos fará três jogos consecutiv­os no onze de Bruno Lage. Depois de já ter sido aposta nas partidas com o Marítimo, na Luz, e com o Braga, fora, o centro-campista é candidato a ser o eleito para jogar ao lado de Samaris na 32.ª ronda.

Em fase de afirmação como primeira escolha, e benefician­do da lesão de Gabriel, Florentino tem agradado, conquistan­do a vaga no miolo. Nas 11 partidas em que vestiu a camisola principal dos encarnados, na I Liga e Liga Europa, o médio acumula 810 minutos e tem vindo a reforçar o estatuto de elemento importante do plantel, ele que depois de Bruno Lage ter sucedido a Rui Vitória foi promovido da equipa B. E o jovem tem retribuído com números positivos e um rendimento que, visto de forma analítica, já o coloca acima dos concorrent­es mais diretos, Fejsa e Samaris. Na componente defensiva, aquela pela qual o camisola 61 primeirame­nte deve ser avaliado, o médio destacase pela eficácia com que “limpa” a zona central: ganha mais duelos defensivos (35,6 por cento), mais duelos aéreos (51,6) e faz mais carrinhos bem-sucedidos (53,8) do que Samaris e Fejsa. Florentino, em média, comete também menos faltas (1,6 por jogo) e acerta mais nas interceçõe­s (5) que os colegas.

Já em tarefas de construção, apresenta maior eficiência nos mais variados passes, sejam longos, para o último terço ou para a frente. Em dribles, está de momento com eficácia máxima, batendo ainda Samaris (58,3 por cento) e Fejsa (54) em duelos ofensivos ganhos (64).

Com contrato válido até 2023 e uma cláusula de rescisão de 60 M€, a renovação de Florentino é umas das prioridade­s de Luís Filipe Vieira, havendo conversaçõ­es em curso nesse sentido. Nas próximas semanas e até ao final da época o processo deve ficar fechado.

 ??  ?? Florentino foi titular em Braga, saindo aos 80’, poupado por já ter um amarelo
Florentino foi titular em Braga, saindo aos 80’, poupado por já ter um amarelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal