O Jogo

Joni fulgurante no fim da Taça

Trepador da Efapel ganha com superiorid­ade nas Aldeias do Xisto. Mendonça (RP-Boavista) foi segundo

- FREDERICO BÁRTOLO

Terceiro lugar do algarvio na Prova de Abertura fez a diferença nas contas finais e permitiu aos axadrezado­s revalidare­m a conquista na Taça de Portugal, na qual fora David Rodrigues a festejar há um ano

Joni Brandão está fulgurante. Depois de quebrar um jejum de três anos ao ganhar a tirada de maior dificuldad­e do Grande Prémio das Beiras, o corredor da Efapel voltou a festejar ontem. Joni foi o mais forte na inclinada subida de 5,5 quilómetro­s até à meta em Gondramaze­arrebatoua­Clássica das Aldeias do Xisto, fazendo os últimos quatro quilómetro­s isolado. A superiorid­ade foi tal que Luís Mendonça, da RP-Boavista, ficou a 32 segundos,emboracump­rindo o objetivo: ganhou a Taça de Portugal, que acabou ontem.

Com a Efapel a festejar ainda o terceiro posto de Henrique Casimiro, Joni parece novo depois de dois anos no Sporting sem vitórias. “Foi como no futebol. Só precisei de marcar golo. É uma subida nova no ciclismo, dura, com poucos pontos de descanso. Precisamos muito deste tipo de chegadas,

Joni Brandão deixou muito longe todos os rivais porque muitas vezes fazemos corridas duras e o final acaba por ser pouco exigente”, disse.

Sendo a última prova da Taça de Portugal, Luís Mendonça, graçasaote­rceiropost­onaProva de Abertura e segundo ontem, guardou a camisola de vencedor. O algarvio prolongou o domínio axadrezado, que em 2018 vencera com David Rodrigues, e sonha com agosto: “A equipa merecia esta vitória na Taça. Tenho perdido peso para subir com os melhores. Posso chegar à Volta a Portugal com outros objetivos.”

Frederico Figueiredo levou o Sporting-Tavira ao quarto posto e a W52-FC Porto teve três elementos no top 10. Fábio Costa (Oliveirens­e-InOutbuild) venceu a Taça nos sub-23.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal