O Jogo

CASTRO TEM VOTO PARA CONTINUAR

Adeptos concordam que a época podia ser melhor, mas referem que a estabilida­de será melhor do que a mudança

- TOMAZ ANDRADE

Plateia vitoriana ouvida por O JOGO não tem dúvidas em considerar que Luís Castro deve cumprir o segundo ano de contrato. Qualificaç­ão europeia, mesmo em sexto lugar, deve ser levada em conta

A poucas horas do regresso do Vitória ao Estádio D. Afonso Henriques, palco de contestaçã­o no último jogo em casa (derrota com o Aves), a plateia permanece dividida e com opiniões distintas quando se pede um balanço da época, ainda que provisório, dado que, a três jornadas do fim, a equipa de Luís Castro tanto pode subir um lugar como, no pior dos cenários, perder o sexto posto e consequent­e qualificaç­ão europeia. No entanto, se os adeptos e ex-jogadores ouvidos se dividem na avaliação da temporada, todos convergem num ponto: a continuida­de de Luís Castro.

Em nome da estabilida­de, um fator considerad­o essencial no futebol, o treinador tem margem de manobra suficiente para continuar. Na semana passada, recorde-se, Júlio Mendes garantiu que Luís Castro vai cumprir o segundo ano de contrato, embora se saiba que o balanço decisivo só será feito depois de o campeonato terminar. E o presidente também já deu a entender que o essencial é a qualificaç­ão para as provas europeias, porque está em causa o retorno financeiro e desportivo, para lá da questão do prestígio.

A verdade é que apesar da irregulari­dade de resultados e de exibições, se o Moreirense não estivesse a realizar uma campanha atípica e extraordin­ária, a época do Vitória até poderia ser encarada como normal e dentro das expectativ­as. De resto, como fez notar André Coelho Lima, advogado e vereador da Câmara Municipal de Guimarães, no início da temporada assistiu-se a um consenso da plateia vitoriana em torno da contrataçã­o de Luís Castro e de diversos jogadores, daí que, cerca de dez meses depois, não se possa colocar todo o projeto desportivo em causa.

“Mudar de treinador não vai alterar nada, o mais importante é o clube ter pessoas que percebam mais de futebol”

João Alves Ex-jogador do V. Guimarães “Luís Castro trouxe coisas boas para o Vitória, como a filosofia de jogo” Palatsi Ex-jogador do V. Guimarães

 ??  ?? Luís Castro é um dos mentores do projeto desportivo do Vitória de Guimarães
Luís Castro é um dos mentores do projeto desportivo do Vitória de Guimarães

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal