O Jogo

“Acreditamo­s até ao fim”

Militão garante que os dragões não vão atirar a toalha Soares iguala melhor época de sempre com 21 golos

- MANUEL CASACA

Autor de dois dos quatro golos do FC Porto na vitória (4-0) contra o Aves, Soares chegou aos 21 golos em todas as competiçõe­s esta temporada e igualou o número alcançado em 2016/17. Esta época, porém, mostrou uma eficácia superior, tendo chegado aos 21 remates certeiros em 38 jogos. Tiquinho ainda tem mais três jogos pela frente para melhorar o registo, defrontand­o o Nacional e o Sporting, para o campeonato, e terminando a campanha com novo confronto com os leões, desta feita a contar para a final da Taça de Portugal.

Pelo histórico de confrontos contra a equipa madeirense e diante dos sportingui­stas, Soares é uma séria ameaça para estes dois opositores. Desde que chegou ao futebol português, no mercado de inverno de 2014/15, o avançado brasileiro tem no Nacional e no Sporting duas das vítimas preferidas: ao todo, marcou cinco golos à equipa funchalens­e e quatro aos leões. Nestes dois casos, duas curiosidad­es: foi o clube ilhéu que o descobriu no Brasil, no Pelotas, e foi contra o emblema de Alvalade que marcou os primeiros golos com a camisola do FC Porto. Foram, aliás, dois golos logo na estreia.

No dia 4 de fevereiro de 2017, na receção aos leões, em jogo

O Nacional, a equipa que o descobriu no Brasil, no Pelotas, é o próximo adversário. Nas três vezes que defrontou os madeirense­s, Soares bisou em duas ocasiões

a contar para o campeonato, Tiquinho contribuiu decisivame­nte para a vitória por 2-1. Essa foi, aliás, uma das dez vezes que o avançado bisou na Liga. A última foi no sábado, na receção ao Aves, e a primeira no dia 20 de março de 2016, contra o V. Guimarães, aquela que, curiosamen­te, seria a sua segunda equipa em Portugal e onde confirmou a capacidade goleadora, ao ponto de ter chamado a atenção do FC Porto. O Nacional, apesar de ter sido a equipa que o descobriu no Brasil, tem más recordaçõe­s do atacante. Em 2016/17, defrontou a equipa madeirense pelo V. Guimarães e bisou na vitória por 2-1, num jogo realizado na Cidade-Berço, no dia 4 de novembro de 2016.

Exatamente quatro meses depois, agora a jogar pelo FC Porto, para onde se transferiu no mercado de inverno, Tiquinho voltou a bisar contra a equipa madeirense, num jogo disputado no Dragão e que terminou em goleada (7-0). No próximo domingo, no dia em que regressa à Madeira para defrontar novamente a antiga equipa, Soares terá mais uma oportunida­de de melhorar o registo na presente temporada. A boa exibição com o Aves deve garantir-lhe um lugar no onze, depois de ter começado o jogo anterior no banco. Nessa partida com o Rio Ave, o brasileiro entrou apenas aos 86 minutos e praticamen­te não teve oportunida­de de marcar. Esse foi, aliás, o quinto jogo consecutiv­o sem faturar, naquela que constitui a maior seca goleadora do avançado na presenteép­oca.Umjejumque terminou domingo, contra o Aves.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal