O Jogo

BRAGA É CAMPEÃO

Arsenalist­as alcançaram aquilo que procuravam desde que criaram o futebol feminino. Anseio terminou ao fim de três épocas

- JOÃO MAIA

O Braga é campeão nacional de futebol feminino, feito que alcançou pela primeira vez na história, quebrando um ciclo de dois títulos consecutiv­os do Sporting. O nulo de ontem, precisamen­te frente às lisboetas, com mais de quatro mil pessoas nas bancadas do 1.º de Maio, foi suficiente para as bracarense­s fazerem uma festa que já estava a ser procurada há três anos, desde que António Salvador foi um dos presidente­s que aceitaram o repto da FPF para apostar no futebol feminino. Com o presidente minhoto na bancada, ao lado de Fernando Gomes, líder do órgão federativo, o encontro entre arsenalist­as e leoas não foi bonito de se ver, mas deu ao Braga o tal ponto que faltava, já que, a uma ronda do fim, a equipa de Miguel Santos tem três pontos de avanço e vantagem no confronto direto.

Uchendu, na primeira parte, foi das poucas a quebrar a monotonia, mas Patrícia Morais defendeu o remate da avançada para canto. No arranque do segundo tempo, Uchendu e Keane voltaram a cheirar o golo e, depois disso, instalou-se o equilíbrio. A ansiedade pareceu tomar conta do Braga à medida que o apito final se aproximava, o Sporting procurava o triunfo que lhe permitisse adiar as contas para a derradeira jornada, mas pouco fez para o merecer e a festa foi bracarense.

Vanessa Marques, capitã minhota, recebeu das mãos de Fernando Gomes a taça de campeão num relvado que contou com a presença de António Salvador. O presidente fez questão de abraçar todas as atletas, uma por uma, enquanto nas bancadas se agitaram cachecóis com gritos de “Braga, Braga”. 2018/19 é, definitiva­mente, a temporada que quebrou o enguiço do Braga, que nas duas épocas anteriores tinha perdido duas finais da Taça de Portugal e uma Supertaça, mas agora juntou o título à Supertaça ganha em setembro... ao Sporting.

“É um título do clube e da cidade, que demonstra o cresciment­o do Braga”

Miguel Santos

Nuno Cristóvão

Treinador do Braga “Assumo por inteiro a responsabi­lidade da época, mas foi uma temporada difícil”

Treinador do Sporting

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal