O Jogo

Clássico com as equipas a pensar mais no play-off

Num jogo que fechou a época regular sem hipótese de alterar a posição das duas equipas para o play-off final, a vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados

- AUGUSTO FERRO

Era só uma questão de prestígio. Não havia nada a ganhar ou a perder no último clássico da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebo­l e esse espírito fez-se sentir no Dragão Caixa, na receção do FC Porto ao Benfica. Os encarnados acabaram por vencer um jogo que só ficou decidido nos segundos finais, por 73-76, mas o triunfo também podia ter caído, com naturalida­de, para a equipa da casa, num jogo em que os dois clubes só elevaram o grau de entrega a níveis satisfatór­ios no último período. Foi só aí que mostraram querer mesmo vencer.

O equilíbrio do encontro fica perfeitame­nte traduzido neste facto: a diferença máxima no marcador nunca foi para além dos sete pontos, para o lado do Benfica, o que teve lugar no primeiro período (1219). Ambas as equipas estiveram sempre órfãs de jogadores que fizessem a diferença no jogo exterior – só Graves e Downs conseguira­m três triplos, mas com percentage­ns modestas – e nunca nenhuma conseguiu, por isso mesmo, uma vantagem que lhe permitisse estar confortáve­l durante os 40 minutos.

O FC Porto, que teve na luta nas tabelas o seu melhor desempenho, andou quase sempre atrás do prejuízo e acabou por compromete­r quando deixou que MicahDowns, com sete pontos, virasse a partida a favor do Benfica logo no início do último período – o FC Porto saíra do terceiro quarto a vencer por 52-51.

Os pupilos de Moncho López ainda reagiram com eficiência, mais uma vez, conseguind­o empatar a 68-68 a pouco mais de dois minutos do final do encontro.

Depois, a exemplo do que ocorreu ao longo de todo a partida, o Benfica foi mais frio e racional e, contra isso, só a vontade de vencer do FC Porto não se revelou suficiente.

As duas equipas jogaram com a cabeça claramente no play-off e, aí, é muito provável que se voltem a encontrar. Nessa altura, certamente outra musica tocará, pois então estarão uma temporada e o principal objetivo em disputa. Para já, os dragões jogam com o Terceira Basket e as águias com o CAB Madeira.

 ??  ?? Fábio Lima e Brad Tinsley jogam a bola perto do cesto
Fábio Lima e Brad Tinsley jogam a bola perto do cesto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal