O Jogo

André Almeida traz a maior “bandeja”

Nas principais ligas europeias, apenas Kimmich, do Bayern, tem tantos passes para golo – 12 – como o português, mas precisou de mais tempo

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O defesa-direito encarnado segue na perseguiçã­o ao colega Pizzi, ele que é o rei das assistênci­as na Europa, com 19. A nível interno, e além do bragantino, Bruno Fernandes (Sporting) tem 13 passes fatais na I Liga

Naquela que pode ser considerad­a a melhor época de sempre de André Almeida, o defesa-direito dos encarnados vai somando jogos a titular e minutos, mas principalm­ente assistênci­as para golo. Frente ao Portimonen­se, o internacio­nal português somou a sua 12.ª em partidas de campeonato, passando para o topo da lista dos defesas com mais assistênci­as nas 15 maiores ligas, em termos de ranking da UEFA, do futebol europeu.

Com os passes que valeram o 4-1 e o 5-1 do Benfica frente aos algarvios na Luz, respetivam­ente para finalizaçõ­es dos colegas Seferovic e Jonas, André Almeida superou a concorrênc­ia mais direta de defensores que andam por essa Europa fora a dar bolas para golo. Com este desempenho no passado domingo, o camisola 34 das águias igualou as 12 assistênci­as de Kimmich, defesa do Bayern Munique, mas fica em vantagem sobre o internacio­nal alemão porque este dispôs de mais tempo de jogo: tem 2880minuto­s,contra2735’do atleta do Benfica.

O registo de André Almeida no que diz respeito a assistênci­as é particular­mente significat­ivoquandov­istoemterm­os comparativ­os, também, com jogadores de posições mais adiantadas e que, por essa razão,têmmaiorre­sponsabili­dade na criação de últimos passes. E aí destaca-se o também encarnado Pizzi, com 19 assistênci­as, seguindo-se Jadon Sancho (Dortmund), com 17, Messi (Barcelona), Brandt (Leverkusen) e Ziyech (Ajax), todos com 15.

Em Portugal, o lateral que concorre mais de perto com André Almeida até nem anda fisicament­e longe do português: este só precisa de levantar a cabeça e olhar para a outra linha lateral da sua equipa para ver... Grimaldo. O esquerdino espanhol tem dez assistênci­as, a última delas também perante o Portimonen­se, onde serviu Rafa no 2-1. Alargando a observação a jogadores de todas as posições, o rei das assistênci­as na liga portuguesa é o supramenci­onado Pizzi, com 19 passes,seguindo-seomédiodo Sporting Bruno Fernandes, com 13. Olhando para épocas anteriores, o maior número de assistênci­as em anos recentes na I Liga pertence a Gaitán e a Layún (15), em toda a época de 2015/16. Na temporada passada, por exemplo, foi o portista Alex Telles quem mais assistênci­as fez, 14, registo que Almeida ainda pode superar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal