O Jogo

BARÇA DE BARRIGA CHEIA E DE PÉ ATRÁS

Catalães vão a Liverpool com uma vantagem aparenteme­nte confortáve­l de três golos, mas ainda não se esqueceram do que passaram em 2017/18 com a Roma

- RODRIGO CORTEZ

Ainda nem 13 meses passaram desde que, após uma goleada por 4-1 em Camp Nou, o Barcelona acabou eliminado da Liga dos Campeões com grande estrondo aos pés da Roma, que venceu por 3-0 na segunda mão. Desta vez, os catalães não sofreram qualquer golo na primeira mão, batendo em casa o Liverpool por 3-0, mas não é por isso que deixam de estar de pé atrás face ao ocorrido na época passada. “É com os erros que se aprende. Ainda temos bem presente o que aconteceu na época passada”, recordou o avançado uruguaio Suárez.

Esse é um dos 13 exemplos em que o Liverpool se pode inspirar para fazer o impensável. Em toda a história da Champions, foi esse o número das únicas ocasiões em que uma equipa conseguiu dar a volta a uma desvantage­m de três ou mais golos na primeira mão. Mas neste século foram apenas três e duas delas com o Barça como protagonis­ta, pois, para além dessa ronda com a Roma, tinha na época anterior ultrapassa­do um 4-0 em Paris com um 6-1 na cidade condal.

Jurgen Klopp lembra que, apesar dos exemplos, existe uma diferença a não desprezar. “A Roma tinha marcado fora. É uma grande diferença, mas dá-nos esperança”, afirmou um treinador que não pode contar com o seu melhor jogador, Salah, mas também com Firmino. Ou seja, do temido tridente ofensivo habitual, só está presente Sadio Mané. “Dois dos melhores avançados do mundo não estão disponívei­s. Não é o melhor dos cenários quando precisas de marcar quatro golos a uma equipa como o Barcelona”, assinalou Klopp.

Mas esse cenário só se verifica se o Barcelona ficar em branco, uma vez que, caso tal suceda, os reds têm de marcar pelo menos cinco tentos. E Ernesto Valverde sabe muito bem que é importante procurar o golo. “O que temos a fazer é atacar e jogar como se não tivéssemos ganho por 3-0. Vamos jogar sem pensar no que aconteceu na primeira mão”, garantiu o treinador dos culé. Nos cinco jogos já disputados pelos catalães fora de casa na Champions, só não marcaram num(nuloemLyon),peloque não se pode dizer que o objetivo seja inalcançáv­el. De resto, nos quartos de final foram vencer o United a Manchester por 1-0 e ganharam também nas duas últimas visitas a Anfield, em 2001 e 2007.

 ??  ?? Messi foi a grande figura da primeira mão, tendo apontado dois golos em Camp Nou
Messi foi a grande figura da primeira mão, tendo apontado dois golos em Camp Nou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal