O Jogo

“Desde o pó do campo da Avenida...”

Livro sobre os 80 anos do Rio Ave reúne datas, resultados, testemunho­s e curiosidad­es

- —CLÁUDIA OLIVEIRA

Márcia Vara, António Silva Campos e André Veloso

Foi com casa cheia que o Rio Ave apresentou o livro comemorati­vo dos seus 80 anos ao final da tarde de ontem, no CentroMuni­cipaldeJuv­entude de Vila do Conde. Escrito por Márcia Vara e o jornalista de O JOGO André Veloso Gomes, a obra “Rio Ave Futebol Clube – 80 anos de História” assume-se como um apanhado de emoções, “desde o pó do campo da Avenida até ao presente”, como afirmou o presidente do emblema, António Silva Campos.

“Era uma obra que faltava ao Rio Ave. Era uma lacuna que tínhamos há vários anos”, assumiuo dirigente.Assumindo que uma obra deste género “não poderá ir ao encontro dos interesses de todos”, louvou o esforço dos autores no contacto “porta à porta” com as pessoas conhecedor­as de memórias.

“É difícil incluir em livro tudo o que é importante para este clube. A história faz-se das pessoas e todas as que contactámo­s mostraram disponibil­idade para ajudar e destacaram o carinho e amor que têm por este clube”, explicou Márcia Vara, coautora da obra, feita no tempo recorde de quatro meses, apesar de ser uma ambição antiga do clube.

Visivelmen­te satisfeito­s “por mais este dia de glória do RioAve” –comoafirmo­u a presidente da câmara municipal, Elisa Ferraz –, os rio-avistas continuam a olhar para o futuro. “Estamos todos ansiosos pelo passo seguinte, que são as obras previstas, paralelame­nte a mantermos os bons resultados”, afirmou Amândio Couteiro, presidente da Assembleia Geral do clube.

O programa festivo deste aniversári­o começou a 3 de maio e termina na próxima segunda-feira (dia 10).Amanhã, o clube realiza a sua Gala Verde e Branca, no Teatro de Vila do Conde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal