O Jogo

UMA PARTE DE TOPO E OUTRA DE CONTROLO

Primeiro tempo de inequívoca superiorid­ade lusa corrigiu a imagem deixada com a Hungria. “Quartos” à distância de triunfo com a Islândia

- JOÃO MAIA

Ganhar era o único caminho possível para Portugal depois da derrota com a Hungria (1-0) na primeira jornada doGrupoC doCampeona­to da Europa. A Seleção Nacional arregaçou as mangas e mergulhou de cabeça na missão que tinha, derrotando a Rússia por 2-1 com uma primeira parte na qual as coisas podiam muito bem ter ficado resolvidas.

O Emílio Peixe fez cinco alterações – quase meia equipa – face ao desaire perante os húngaros, deixando no banco Tomás Esteves, Pedro Brazão, Paulo Bernardo, Famana Quizera e Fábio Silva por troca com Filipe Cruz, Tiago Ribeiro,Gonçalo Batalha eTiagoTomá­s. Coincidênc­ia, ou não, coube a uma destas novidades marcar o primeiro quando Gonçalo Batalha aos 14’ inaugurou o marcador já depois de Portugal ter tido um golo anulado. Os lusos foram dominadore­s nos primeiros 20’ e Rafael Brito (21’) viu o segundo ser negado por Alekseev.

O conjunto de Leste surgiu mais determinad­o no segundo tempo, mas levou com um golpe de Gerson Sousa, que num bom trabalho na grande área elevou para 2-0. Dmitri Khomukha, selecionad­or da Rússia, lançou de pronto Shapovalov e a entrada do avançado traduziu-se em substancia­is melhorias que tiveram o expoente máximo no 2-1 marcado, de penálti, por Schetinin, a castigar falta de Filipe Cruz. Portugal recuou, mas soube manter-se coeso e Samuel Soares (75’) apagou a última réstia de esperança da Rússia ao fazer a mancha a um remate de Shapovalov. Falta, agora, vencer a Islândia na sexta-feira para se carimbar o apuramento para os quartos de final da competição.

“Fizemos um jogo consistent­e e os jogadores deram uma boa resposta. A Islândia é fortíssima com jogadores poderosos nos duelos. Apostam nas transições, nos ataques rápidos e nas bolas paradas”

Emílio Peixe

Selecionad­or Nacional sub-17

 ??  ?? Henrique Pereira, avançado do Benfica, escapa à tentativa de corte de Ushakhin
Henrique Pereira, avançado do Benfica, escapa à tentativa de corte de Ushakhin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal