O Jogo

Spurs inspiram-se no Ajax

O Tottenham perdeu em casa, por 1-0, a primeira mão das semifinais e, para chegar à final, terá de fazer algo que só os holandeses conseguira­m na Champions, em 1995/96

- ANTÓNIO PIRES

Ajax ou Tottenham, um deles vai sair hoje do Johan CruyffAren­a como adversário do Liverpool na final da Liga dos Campeões, marcada para dia 1 de junho no EstádioWan­da,em Madrid.Os holandeses, em vantagem na eliminatór­ia após triunfo por 1-0 em Londres, procuram regressar ao jogo decisivo 23 anos depois. Se o conseguire­m, lutarão por um quinto título continenta­l, tantos quantos já soma o rival na final.

Quanto aos ingleses, apenas pela segunda vez chegaram a esta fase na maior prova de clubes – a anterior fora em 1962 – e lutam por uma histórica presença na final. Para que tal suceda, terão, contudo, de contrariar uma tendência: nas últimas 17 semifinais da Champions que uma equipa perdeu em casa o primeiro jogo, só por uma vez essa equipa seguiu em frente e foi precisamen­te o Ajax, em 1996, quando eliminou o Panathinai­kos com um 3-0 em Atenas, após um 0-1 em casa.

Com o regresso, após castigo, do avançado sul-coreano Son, autor de quatro dos oito golos dos spurs desde a fase a eliminar, o Tottenham não atira a toalha ao chão. Mauricio Pochettino, treinador dos ingleses, dá a receita para conseguir a reviravolt­a. “Estamos a viver um sonho. Ninguém pensaria que teríamos a possibilid­ade de atingir a final da Champions e precisamos de desfrutar deste momento”, começou por dizer, acrescenta­ndo: “Vamos ter um grande jogo pela frente e temos de nos sentir livres para jogar, porque nada temos a perder.” O técnico lembrou ainda a importânci­a de contar com Son e elogiou um rival que possui “uma grande equipa, excelentes jogadores e um treinador muito bom”.

Do lado doAjax, Erik ten Hag defendeu a fórmula do sucesso: “Temos de continuar a ser iguais a nós mesmos e manter o nosso estilo.O estádio vai estar cheio, com uma atmosfera fantástica,e isso irá ajudar-nos. Mas,no fim, quemtem de conseguir a qualificaç­ão somos nós”,afirmou, referindo ainda: “Este é um novo jogo e que temos de procurar vencer novamente.”O técnico referiu, por outro lado, não saber ainda se Neres estará disponível.

 ??  ?? Van de Beek fez o único golo da primeira mão
Van de Beek fez o único golo da primeira mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal