O Jogo

“VAMOS LUTAR ATÉ AO FIM” Bas Dost continua a não dar para um jogo inteiro, mas... lá chegará

O leão já não pode ser primeiro, mas ainda pode ser segundo: técnico não vai desistir enquanto tiver hipótese de apanhar o FC Porto, que esta jornada visita o aflito Nacional

- BRUNO FERNANDES

Holandês, que misturou o português com o inglês, mantém crença em acabar como “vice”, apesar dos seis pontos que o separam do último adversário no campeonato. Elogiou regularida­de da equipa

Keizer quer o Sporting premiado pelo final de época vitorioso que está a protagoniz­ar até ao momento. Para que materializ­e o desejo, espera um leão focado e a manter a bitola frente aos beirões.

A receção ao Tondela será o último jogo da época em Alvalade. Quais são para si os melhores momentos?

—Esta temporada não tive um momento em que tenha dito: “OK, é o melhor desta época.” Aliás,esperoquee­ssemomento­aindaestej­aporvir.Estamos nas semanas finais, podemos ganhar um prémio [refere-se à final da Taça], algo muito importante para nós.

Vai gerir a equipa a pensar nessa decisão da Taça?

—Não, pois ainda estamos a lutar no campeonato; pela Taça também, mas só depois de acabar o campeonato. Não seicomosed­izemportug­uês… ‘Nós lutamos até ao fim’ [n.d. r.: Keizer expressa-se em inglês mas disse esta frase em português], algo assim, não sei se está certo. É o que vamos fazer nos próximos jogos.

Ainda acredita no segundo lugar?

—A única coisa em que acredito é que vamos tentar ganhar amanhã [hoje]. Já disse que vamos lutar até ao fim, mas não depende só de nós. Temos de vencer amanhã [hoje] e depois logo veremos. Só podemos fazer o nosso trabalho, que é vencer os jogos. Temo-lo feito nas últimas semanas, portanto, temos de continuar. Já o disse em português e também digo em inglês: vamos lutar até ao fim.

Como tem reagido Bruno Fernandes às notícias sobre a sua saída?

—Honestamen­te, nunca falo com o Bruno sobre outras coisas que não o Sporting. Só falamos de futebol, do jogo seguinte e das próximas semanas. É esta a vida de um jogador de futebol e dos treinadore­s. Podem falar sobre o que quiserem, mas nós falamos apenas sobre o próximo jogo.

Mas consegue imaginar a próxima época sem ele?

—No futebol há sempre mudanças em todos os clubes. Claro que, como treinador, espero manter os jogadores e assim começar ao mais alto nível desde cedo, mas sabemos que há essa dificuldad­e de haver duas janelas de transferên­cias por ano. Isto é normal. Claro que pensamos na equipa para a próxima época, mas isso é algo que

agora deixamos para o verão.

Que análise faz à equipa do Tondela?

—São bons em contra-ataque, têm jogadores rápidos. Jogam com as linhas próximas e defendem bem, não dão muito espaço para jogar. Temos de estar muito concentrad­os no passe. Creio que os nossos jogadores estão atualmente em boa forma. Temos de ganhar.

Tem seis jogadores em risco de suspensão. Falou com eles sobre isso?

—Não. Eles sabem, já há algumas semanas que é assim. Mas o mais importante para nós é a vitória, por isso não podemos pensar nisso.

“Não depende só de nós. Temos de vencer amanhã [hoje] e depois logo veremos” “Com o Bruno não falo de outras coisas que não o Sporting e os próximos jogos”

Marcel Keizer

Treinador do Sporting

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal