O Jogo

O campeão é português

Dragões e leões jogam hoje a final da Liga Europeia, depois de eliminados Barcelona e Benfica

- FREDERICO BÁRTOLO

O FC Porto superou finalmente o Barcelona, o seu carrasco histórico nas provas internacio­nais, e garantiu nos penáltis a 13.ª final da Liga Europeia,quejogaráh­oje,apartir das 18h00 (RTP1), frente ao Sporting. Após um empate a 1-1, que se manteve no prolongame­nto, o dragão desforrous­e das três finais perdidas (Liga Europeia, Taça Continenta­l e Interconti­nental) no último anoanteohe­xacampeãoe­spanhol e 22 vezes europeu.

A claque portista só entrou no pavilhão João Rocha já a meia-final decorria e o dragão ressentiu-se. Aos 3’, Pau Bargalló acertou no ferro e na jogada seguinte Matias Pascual livrou-se de dois adversário­s para, com a canhota, adiantar o Barcelona. Rafa, duas vezes, e Gonçalo Alves estiveram na cara do guardião espanhol, mas Sergio Fernandez impediu a retoma azul e branca. . Aos 19’, foi a máscara do guarda-redes a manter o Barça na frente. Nesse mesmo minuto, Carles Grau viu azul, mas Nélson Filipe travou o livre direto. Pascual ainda atirou ao ferro, porém o FC Porto aguentou a inferiorid­ade. A 30 segundos do intervalo, Gual viu azul e o dragão carregou, mas Fernandez defendeu por instinto.

O FC Porto regressou mais corajoso do intervalo e, aos 29’, Gonçalo Alves igualou, depois de driblar dois rivais. As equipas, conhecendo-se bem, cerraram fileiras e segurarams­e nas faltas. Hélder Nunes falhou um livre direto a dois minutos do fim e o jogo foi para um prolongame­nto de contenção, adiando a decisão até aos penáltis. O guardião do Barça, uma muralha, acabou expulso ao sair da baliza duas vezes antes do primeiro remate e, na raiva, até cresceu para o árbitro. Foi Egurrola a defender e Hélder Nunes o único a marcar, à quarta penalidade. Pelos dragões, Grau segurou a terceira final totalmente portuguesa da história.

 ??  ?? Impulsiona­dos pelo apoio dos SuperDragõ­es, os portistas tentaram sempre resolver antes dos penáltis
Impulsiona­dos pelo apoio dos SuperDragõ­es, os portistas tentaram sempre resolver antes dos penáltis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal