O Jogo

LAGE RECUSA FESTAS

A citação do dia: “Há jogadores aqui que vão acabar a carreira com graves problemas de saúde”

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O treinador dos encarnados está avisado para a capacidade do Rio Ave, equipa que diz ter mostrado “enorme determinaç­ão” na recuperaçã­o da desvantage­m de 2-0 na partida frente aos dragões

Bruno Lage recordou o jogo com o Portimonen­se para garantir que não viu os mais jovens a acusar a pressão.

Como preparou este jogo?

—Dentro da normalidad­e, recuperand­o bem do jogo anterior e trabalhand­o o que é fundamenta­l para o próximo. Esperamos um adversário muito competente, muito bem orientado, e o Daniel [Ramos] tem uma carreira que fala por si. O Rio Ave é um conjunto muito organizado, com excelentes valores individuai­s e que nunca desiste, como aconteceu frente ao FC Porto: uma equipa que está a perder por 2-0 e consegue empatar revela enorme determinaç­ão. Será um jogo difícil e temos de estar no nosso melhor.

Depois de ver o jogo do FC Porto com o Rio Ave, de onde sente que pode vir o maior perigo?

—Vem do coletivo... É uma equipa com três avançados, mais um homem que joga por trás e que pode criar facilmente situações de finalizaçã­o, com dois médios experiente­s que organizam muito bem, dois centrais fortes na construção, dois laterais que atacam em profundida­de e um guarda-redes que domina o jogo com os pés... É uma equipa com muito conteúdo, que dá gosto ver jogar e que vem de uma fase muito positiva.

Sentiu que os mais jovens acusaram a pressão contra

o Portimonen­se?

—Por acaso, não senti isso... O que aconteceu na primeira parte é fruto da competênci­a do Portimonen­se e não por os mais novos estarem nervosos. Estamos a falar de Ferro e Florentino? Desde os 15 anos que disputam fases finais contra FC Porto e Sporting... Este nível de ansiedade já o têm nos iniciados, nos juvenis, nos juniores, na Youth League, em jogos de título pelas Seleções Nacionais... O Florentino foi campeão da Europa em sub19... são jogadores habituados a fases finais, a jogar para ga

nhar. O que vi foi competênci­a do Portimonen­se, que fez uma primeira parte muito boa, que equilibrou o jogo criando-nos dificuldad­es.

Pode regressar ao Seixal já campeão. Como olha para essa possibilid­ade?

—Quando chegar, venho é mais velho de certeza, com 43 anos... É uma coisa de cada vez; pode haver um clima de festa lá fora, mas aqui não há festa nenhuma, há é foco no trabalho. Nem a festa dos 43 anos vai haver, nada.

Prefere ser campeão só em casa ou agora já?

—Só podemos responder às coisas quando elas acontecem. Ainda há um exemplo bem recente disso, que foram duas meias-finais da Ligados Campeões onde os resultados mudaramtot­almente. Por isso não vale a pena estar a fazer cenários, temos é de viver o hoje.

“Pressão no jovens? Não senti isso. Desde os 15 anos que Ferro e Florentino disputam fases finais e estão habituados a jogar para ganhar” “O que vi foi competênci­a do Portimonen­se”

“O Rio Ave é uma equipa com muito conteúdo, que dá gosto ver jogar e que vem de uma fase muito positiva”

“Ser campeão já ou na Luz? Só podemos responder às coisas quando elas acontecem. Temos de viver o hoje” “Daniel [Ramos] tem uma carreira que fala por si”

 ??  ?? Centenas de adeptos esperavam as águias em Gaia
Centenas de adeptos esperavam as águias em Gaia
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal