O Jogo

Leão dormiu a sesta e levou final à justa

LIGA EUROPEIA Sporting vencia por 4-1 a 9’ do fim, mas o Benfica renasceu em seis minutos. Um golo tardio de Romero garantiu a final... 30 anos depois

- FREDERICO BÁRTOLO

O Sporting acabou com a réstia de esperança do Benfica de ainda sorrir esta época ao vencer por 5-4 na meia-final. Os leões voltam, 30 anos depois, à final da maior competição europeia de hóquei e querem igualar Benfica e FC Porto, ambos com duas taças conquistad­as. Ao contrário do tático Barcelona-FC Porto, o dérbi começou frenético e cheio de contragolp­es. Pedro Gil é um caos habitual para a defesa do Benfica e inaugurou o ati voa os 7’. O novo capitão – João Pinto já não conta – festejou imitando a corcunda de um idoso.

Pedro Henriques tentou adiar os intentos de um leão que não perde com a águia há dois ano semeio, porém Matí as Platero ampliou aos 15’. Nem 30 segundos volvidos e Diogo Rafael, sem oposição, desferiu um tiraço para o 2-1. O Benfica estabelece­u-se na divisória contrária, mas continuou apressado a atacar e desequilib­radoa defender. Aos 18’, Pedro Gil serviu o bis a Platero.

Era um 3-1 saboroso antes do intervalo, momento de homenagem aos campeões europeus de 1976/77, pois o Sporting cavalgava para a terceira final da sua história na Liga Europeia. Depois, Pedro Henriques salvou o que pôde, mas Henrique Magalhães anichou o quarto. Os jogadores viraram-se para os adeptos e festejaram: estava fechada a meia-final, pensaram… Só que o Benfica renasceu, com três golos em seis minutos. Diogo Rafael reduziu em novo lance individual (42’), Nicolía fez o 4-3 num petardo (44’) e, aos 47’, Ferran Font perdeu o duelo com Henriques para, no contragolp­e, Lucas Ordoñez igualar.

O João Rocha gelou, mas Romero atirou para a vitória aos 49’. O leão ainda teve de segurar o 5:4 utilizado pelo Benfica a 45 segundos do fim e garantiu uma final inédita com o FC Porto. “Será um grande jogo”, garantiu Paulo Freitas.

“Dominámos 2/3 do jogo. Demos mais um passo, mas ainda não ganhámos nada” Paulo Freitas Treinador do Sporting

“Erros defensivos têm-nos custado muito. Tenho orgulho pelo plano de jogo cumprido” Alejandro Domínguez Treinador do Benfica

 ??  ?? Lucas Ordoñez vigia Gonzalo Romero, que viria a marcar o golo da festa sportingui­sta
Lucas Ordoñez vigia Gonzalo Romero, que viria a marcar o golo da festa sportingui­sta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal