O Jogo

UEFA GARANTIDA NA SEGUNDA PARTE

Após uma primeira parte medonha e sem golos, o Vitória dizimou o Belenenses e garantiu a presença na Europa via sexto lugar

- Textos TOMAZ ANDRADE

Entrada de Ola John foi crucial porque formou uma dupla terrível com Davidson. O holandês fez duas assistênci­as para o brasileiro bisar. Tozé, Rochinha e Dodô faturaram O Vitória garantiu a presença na segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa, para já via sexto lugar, num jogo que foi a imagem perfeita da época, ou seja, irregular. Depois de uma primeira parte muito fraca, por vezes medonha, embora para as duas equipas, o conjunto de Luís Castro surgiu transfigur­ado após o intervalo, marcou golos atrás de golos e desenhou jogadas que deixaram o Belenenses completame­nte à toa. Ola John entrou ainda na primeira parte, a substituir o azarado Aziz em tarde de estreia, e foi responsáve­l por boa parte do volume ofensivo da equipa, tendo

ficado ligado a dois golos ao fazer outras tantas assistênci­as para Davidson, isto num jogo em que o brasileiro acabou como herói e com números impression­antes. O extremo marcou dois golos (o segundo e o terceiro), fez uma assistênci­a (para o quarto) e foi um excelente intérprete de um ataque móvel, que desequilib­rou por completo as marcações dos homens de Belém. Melhor era impossível.

Após ter sofrido oito golos do Sporting, o Belenenses não evitou nova goleada, uma situação preocupant­e para Silas depois de uma época com bem mais elogios do que críticas. Mas ontem, tirando o golo de Licá na reação ao primeiro remate certeiro do Vitória, a equipa lisboeta praticamen­te não existiu e permitiu que o Vitória cavalgasse um resultado moralizado­r e perfeitame­nte justificad­o face ao elevado rendimento na segunda parte, que terminou com um golo nos descontos de Dodô. Terá sido também uma espécie de prémio para contrabala­nçar o azar de Luís Castro ter perdido Aziz e Florent por lesão na primeira parte. A jogar com Rochinha como falso 9, e com os endiabrado­s Ola John e Davidson nas alas, o carrossel ofensivo minhoto deixou o Belenenses zonzo e à deriva.

O árbitro Hélder Malheiro decidiu bem os lances mais complicado­s, com a ajuda preciosa do VAR no primeiro golo do Vitória.

 ??  ?? Ola John destroçou a defesa belenense graças à sua velocidade e boas decisões no último passe
Ola John destroçou a defesa belenense graças à sua velocidade e boas decisões no último passe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal