O Jogo

BATALHA DOS PAULOS ARRANCA COM EMPATE

ANDEBOL Primeira mão da final da Taça Challenge, no Funchal, acabou empatada, tendo o CSM Bucareste, de Paulo Jorge Pereira, recuperado de uma diferença de cinco golos

- RUI GUIMARÃES

Madeira SAD e CSM Bucareste empataram, ontem, a 22 golos, na primeira mão da final da Taça Challenge, estando a decisão marcada para o próximo sábado, às 12h30 portuguesa­s, na Roménia.

O pavilhão do Marítimo, engalanado e completame­nte cheio, viveu um momento inédito no desporto madeirense, ao ser palco da primeira final de uma competição europeia e logo discutida por dois treinadore­sportugues­es.Mais do que isso, pelos treinadore­s que formam a equipa técnica da Seleção Nacional de andebol: Paulo Jorge Pereira (CSM Bucareste, selecionad­or) e Paulo Fidalgo (Madeira SAD, selecionad­or adjunto).

O jogo começou lento e assim se manteve durante praticamen­te todos os 60 minutos, com as defesas a revelarem-se mais fortes do que os ataques, sendo que também os guarda-redes estiveram em excelente plano – Gustavo Capdeville, de apenas 21 anos, somou 15 paradas, e Jakub Krupa, de 33, totalizou 12.

Sem contar com os lesionados Alexander Tioumentse­v, central russo naturaliza­do espanhol, e Leonardo Santos, lateral-esquerdo e defensor brasileiro, marcou primeiro o CSM, tendo essa sido a única situação de vantagem dos forasteiro­s na primeira parte. De resto, também na segunda apenas por uma vez (11-12) estiveram na frente.

Já o Madeira SAD chegou a ter duas bolas à maior no primeiro tempo (5-3 e 6-4), tendo deixado o melhor para os últimos 30 minutos, altura em que se afastou até às cinco, com o marcador a assinalar 1914, aos 18 minutos.

Por essa altura, Paulo Jorge Pereira, que jogou muito tempo sem ponta-direita e com dois pivôs, fez entrar o macedónio Goce Georgievsk­i e o brasileiro Henrique Selicani, jogadores que, a par do guardião Jakub Krupa, se revelaram decisivos no que se seguiu: a recuperaçã­o do CSM Bucareste até à igualdade.

Recorde-se que Sporting, por duas vezes (2009/10 e 2016/17) e ABC, em 2015/16, já conquistar­am esta Taça Challenge.

“Gostava muito que este dia ficasse marcado por uma vitória, contra um grande clube. Da forma como o marcador esteve na segunda parte [1914], pensei que ia ser possível, nem que fosse por um” Paulo Fidalgo Treinador do Madeira SAD “Festejamos porque recuperámo­s de quatro golos ou algo assim [cinco] e conseguimo­s encontrar soluções, mas nada está ganho” Paulo Jorge Pereira Treinador do CSM Bucareste

 ??  ?? Ulisses Ribeiro remata à baliza de Jakub Krupa
Ulisses Ribeiro remata à baliza de Jakub Krupa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal