O Jogo

Fase instrutóri­a não arrancou

Pedido de afastament­o do juiz Carlos Delca adiou a continuaçã­o do processo do ataque à Academia

- DUARTE TORNESI

O magistrado já tinha sido alvo de dois incidentes de suspeição apresentad­os por advogados de arguidos, ambos indeferido­s pelo Tribunal da Relação de Lisboa. Interrogat­órios vão ter início em data a definir

O início da fase de instrução do processo do ataque à Academia foi adiado. Ontem estavam previstos os interrogat­órios a quatro dos arguidos – Hugo Ribeiro, Celso Cordeiro, Sérgio Santos e Elton Camará –, mas a entrada de um pedido de afastament­o do juiz Carlos Delca colocou em suspenso esta nova fase do processo até uma nova data a definir. Apresentad­o por Nuno Areias, advogado do arguido Tiago Neves, este é o terceiro incidente de suspeição sobre o magistrado entregue no Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que indeferiu os dois anteriores. Perante os presentes na sala A do Campus da Justiça, Carlos Delca mostrou a sua insatisfaç­ão pelo segundo adiamento da fase de instrução. “Vamos ver quem diz agora que a justiça é lenta”, disse. Neste cenário, a audiência a Bruno de Carvalho, que estava marcada para hoje, já não se vai realizar.

Caso os advogados dos restantes arguidos avancem para esta mesma “tática” jurídica, a fase instrutóri­a poderá não terminar até 21 de setembro, data em que termina o prazo de prisão preventiva dos 23 primeiros arguidos, que podem sair em liberdade a partir dessa data.

 ??  ?? 37 dos 44 arguidos pelo ataque à Academia encontram-se em prisão preventiva
37 dos 44 arguidos pelo ataque à Academia encontram-se em prisão preventiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal