O Jogo

Um clássico com futuro

Pinto da Costa anunciou um novo centro de formação para o FC Porto. Varandas prometeu a melhor academia do mundo para 2022. Quem são os novos rostos de dragões e leões?

- ANDRÉ MORAIS MÁRIO DUARTE

Conceição vai levar quatro campeões europeus de sub-19 para estágio e Keizer faz regressar três emprestado­s. Mas as respetivas SAD querem mais do que isso nos anos vindouros

A aposta na formação é uma espécie de promessa que se renova a cada ano. O sucesso da mesma mede-se de diversas formas. O FC Porto pode gabar-se, por exemplo, das vendas recentes de André Silva ou Rúben Neves, como dos resultados internacio­nais das equipas que venceram a Youth League, a Premier League Internatio­nal Cup ou até a II Liga. O Sporting responderá com a base da Seleção Nacional durante muitos anos, com as bolas de ouro de Cristiano Ronaldo ou Figo e com a inovação que a Academia de Alcochete trouxe ao futebol português. Hoje em dia, porém, é da formação do Benfica que mais se fala. Mas o FC Porto-Sporting é um clássico que também tem futuro. E desta vez, ao que parece, não há marcha-atrás. Leões e dragões anunciaram uma aposta mais forte a partir de 2019/20, com frutos para colher num futuro médio. Afinal, como poderá ser este clássico em 2024, por exemplo? O JOGO fez a prospeção do talento e responde.

Novo centro de formação e os sub-19 campeões

O FC Porto anunciou recentemen­te a subida à primeira equipa de Tomás Esteves, Fábio Vieira, Romário Baró e Fábio Silva. Diogo Costa e Diogo Leite já lá estão e há outros jogadoresà espera de uma oportunida­de. Rui Pires, por exemplo,éumd eles. O capitão da equipaBéo jogador mais parecido com D anilo da formação portista e só poderá ter espaço depois da transferên­cia do Comendador, que não deve acontecer ainda no próximo defeso. Angel Torres e João Mário são extremos de grande preponderâ­ncia nos juniores, mas precisam de um patamar intermédio (a equipa B) para se chegarem à frente. E ainda há David Vinhas, um central juvenil que já está blindado por uma cláusula de rescisão de50M€eé, porventura, o central mais promissor do futebol português. Diogo Queirós, Mor N’Diaye (trinco) e Afonso Sousa (médio-ofensivo/extremo) também estão à espera que o comboio passe e têm feito pela vida. Oleg esteve no estágio de 2018/19 e tem hipóteses de voltar. Ainda ontem, Sérgio Conceição garantiu que é “preciso colocar os olhos na formação” e Pinto da Costa também falou dessa condição essencial. Aliás, o próximo projeto do presidente arranca em 2019 e é exclusivam­ente virado para os mais novos: o FC Porto vai ter um novo centro de formação, com valências desportiva­s e sociais ao nível daquilo que Alcochete e o Seixal já oferecem.

Keizer tem experiênci­a e Varandas lembra passado

Pelo Sporting, Luís Maximiano, Thierry Correia, Miguel Luís e Gonzalo Plata vão integrar a pré-temporada na sequência das oportunida­des (entre jogos e treinos) que Keizer já lhes tem dado. Elves Baldé regressa de empréstimo ao Paços, Daniel Bragança brilhou no Farense e também volta para ser avaliado. Ivanildo Fernandes é um caso diferente: o treinador holandês é um apreciador do central que rodou no Moreirense e regressa para ficar no plantel, sem necessidad­e de avaliação. Além desses há Pedro Marques, avançado dos sub-23 que tem treinado regularmen­te com o plantel principal e os juvenis, Nuno Mendes (lateral-esquerdo de 16 anos com enorme potencial), e Joelson Fernandes, extremo-direito da mesma idade que terá de esperar. João Silva e Pedro Mendes também olham para um horizonte risonho. Para Frederico Varandas, é obrigatóri­o devolver o sangue verde e branco ao clube. O presidente garantiu a melhor academia do mundo em 2022 e usou exemplos do passado para o exigir, nos tempos em que o Sporting (ver quadro ao lado) chegou a ter sete jogadores da casa no onze habitualme­nte titular. Keizer foi contratado também com esse propósito e pela experiênci­a com a juventude do Ajax, que lhe passou pelas mãos antes do estrelato que a última Liga dos Campeões lhes confirmou.

Exemplo: FC Porto ganhou último jogo de juniores, Sporting venceu o de juvenis

 ??  ?? Romário Baró (FC Porto), aqui com Echedey Verde (Sporting), vai subir à primeira equipa dos dragões
Romário Baró (FC Porto), aqui com Echedey Verde (Sporting), vai subir à primeira equipa dos dragões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal