O Jogo

Quando a vitória é contra o cancro

Corrida da Mulher do Porto levou 22 mil até à Avenida dos Aliados e a primeira, Susana Godinho, destacou o fundamenta­l

- LILIANA MANHENTE

A EDP Corrida da Mulher teve um pódio, mas as atletas foram as primeiras a deixar claro que estavam ali para contribuir na luta contra o cancro da mama. O Porto viveu uma manhã única, feita de sorrisos

Já passavam 10 minutos da hora prevista para o tiro de partida (10h00) e da estação do Metro ainda saíam muitas passageira­s vestidas de cor-derosa, para se juntarem às que na Alameda do Dragão formavam uma multidão que ia do Estádio do Dragão quase até à Igreja das Antas. A Corrida da Mulher do Porto voltou a colocar 22 mil a correr (e a caminhar) até à Avenida dos Aliados, numa das manhãs mais marcantes do ano. “O mais importante deste evento é o cariz solidário, é apelar à sensibiliz­ação da prevenção e tratamento do cancro da mama”, diria no final Susana Godinho, jovem do Sporting que seria a primeira na meta, dando o mote a uma prova verdadeira­mente diferente.

Sob a sombra das árvores da Alameda, milhares de balões biodegradá­veis, brancos e rosa, foram soltos no momento da partida; ou agarrados, pelas que os levaram durante os cinco quilómetro­s até ao centro da cidade. Um painel branco esperava todas nos Aliados, para deixarem uma dedicatóri­a a mulheres com cancro ou às que superam doenças ou dificuldad­es extremas.

Eram mais de 3000 Marias, de 1000 Anas ou de 600 Paulas, num total de 22 mil mulheres que contribuír­am com um euro cada, angariado para o IPO, já que a missão principal da prova é a solidaried­ade, aliada ao convívio e à alegria.

A componente competitiv­a foi a que menos contou, mas alinhou um bom lote de atletas e Susana Godinho, do Sporting, terminou em 15m19s. A segunda foi Marisa Barros, do Salgueiros, e o pódio fechou com outra leoa, Daniela Cunha. Mas também correram Mónica Silva, Diana Almeida (Sporting), Marta Martins (Sp. Braga), Patrícia Oliveira (Grecas) e até Fernanda Ribeiro, ajudando a dar mais cor a uma corrida memorável.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal