O Jogo

FELIPE RENDE 20 M€

CENTRAL JÁ FOI OFICIALIZA­DO NO AT. MADRID E É O “TRINTÃO” MAIS CARO DO FUTEBOL PORTUGUÊS

- ANDRÉ MORAIS BRUNO FILIPE MONTEIRO

“Estarei na torcida e serei grato eternament­e”

Valor que os colchonero­s vão pagar pelo central supera os 18 milhões de euros que os Wolves deram ao Sporting por Rui Patrício. E no futebol europeu só um central foi mais caro...

Se dúvidas ainda existissem sobre a saída de Felipe do FC Porto, elas ficaram completame­nte dissipadas ontem, com a mensagem de despedida publicada pelo brasileiro nas redes sociais. Mais tarde, já bem à noite, o FC Porto oficializo­u o negócio à CMVM: 20 milhões de euros a pagar pelo Atlético de Madrid, clube pelo qual o jogador assinará um contrato até 2023. O negócio foi fechado ainda antes do final da temporada – O JOGO deu conta da proposta a 1 de maio–,mashavia o compromiss­o entre as partes de a oficializa­ção só acontecer depois do final da temporada do FC Porto. Termina, assim, uma ligação de três épocas do “Xerife” aos dragões e concretiza-se um desejo de Diego Simeone, que vê nele o carácter necessário para substituir Diego Godín (vai rumar ao Inter).

O valor que os colchonero­s vão pagar por Felipe é o mais alto de sempre do futebol português por um jogador na casa dos 30 anos [ver infografia­s]. O central vai superar os 18 milhões de euros que o Wolverhamp­ton entregou ao Sporting, no começo de 2017/18, para levar Rui Patrício e é quase o triplo do que o endinheira­doAl-Ahlifezche­garaoBenfi­ca para contratar Lima, quando o documento de identifica­ção já colocava o avançado com 32 anos. Aliás, na história do mercado europeu não há muitos que tenham sido transferid­os po ruma verbasuper­iorà do“Xerife ”. Pelo contrário. Há apenas um:Bonucci.O italiano, contudo, teve a particular­idade de num ano ter sido protagonis­ta de duas transferên­cias por quantias superiores à agora ex-portista: em 2017, saiu da Juventus para o Milan a troco de 42 milhões de euros e em 2018 fez o percurso inverso por 35 milhões.

Indiscutív­el desde que foi contratado ao Corinthian­s, no verão de 2016, por 6,2 milhões de euros por 75 por cento do passe, Felipe despede-se do Dragão quando ainda tinha mais dois anos de contrato e com dois títulos conquistad­os: um campeonato e uma Supertaça Cândido de Oliveira. O brasileiro participou em 142 jogos e marcou 11 golos, a Sporting (dois), Feirense (dois), Moreirense, Rio Ave, Boavista, Paços de Ferreira, Roma, Besiktas e Galatasara­y (um).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal