O Jogo

SAD avalia Mangala

Não conta para Guardiola e entra no último ano de contrato com o Manchester City, que procura solução para o central

- ANTÓNIO M. SOARES

Defesa está sem competir ao mais alto nível desde fevereiro de 2018 por causa de uma lesão no joelho direito e terá de ser reavaliado fisicament­e, além de ajustar salário à dimensão do Dragão

A SAD do FC Porto pondera o regresso de Mangala ao Dragão. Perante as saídas de Felipe e de Éder Militão para Atlético de Madrid e Real Madrid, respetivam­ente, o central francês – que represento­u os azuis e brancos entre 2011/12 e2013/14–éu ma das possibilid­ades que mais agradam para reforçar a defesa, entre os nomes que surgiram nos últimos dias no mercado. O problema é que o jogador está sem competira o mais alto nível desde fevereiro de 2018, altura em que se lesionou nos ligamentos do joelho direito ao serviço do Everton, onde esteve emprestado. Mangala foi operado e o Manchester City prolongou-lhe o contrato por mais uma temporada (até 2020) na esperança de recuperar parte do investimen­to no último mercado de inverno, mas desde então o jogador realizou apenas cinco jogos pelas reservas dos citizens e chega a esta altura sem grandes perspetiva­s para temporada que se anuncia.

A primeira condição para a viabilidad­e do regresso ao Dragão passa por uma avaliação física do jogador, que afaste qualquer tipo de dúvidas em relação à sua recuperaçã­o total, antes de embarcar numa temporada que se prevê exigente para os dragões, cujo objetivo principal passa por tentar recuperar o título perdido para o Benfica. A segunda condição para o regresso de Mangala implica negociaçõe­s contratuai­s que o coloquem ao alcance dos cofres do FC Porto e que obrigam desde logo o jogador a baixar o ordenado que aufere atualmente no campeão inglês. Com o plantel apetrechad­o com Pepe, Mbemba, a SAD não está na disposição de investir demasiado no reforço daquela posição.

O resgate junto do City não é complicado. O francês não cabe nos planos de Pep Guardiola e o clube inglês já perdeu

O francês lesionou-se ao serviço do Everton em fevereiro de 2018 e de então para cá só disputou cinco jogos pelas reservas do City

a esperança de ter retorno sobre os 40 milhões de euros que pagou em 2014. Da parte do jogador, e de acordo com fonte muito próxima, o interesse em voltara o FC Porto também é grande, pois aos 28 anos este quer muito relançar a carreira e voltar a competir ao mais alto nível e a disputar títulos. A carreira de Mangala no City resumiu-se praticamen­te às duas primeiras temporadas efetuadas sob o comando técnico do chileno Manuel Pellegrini. A seguir, foi cedido ao Valência e esteve em plano de destaque, ao ponto de ser chamado por Guardiola para voltar. Agora, pode regressar ao ponto de partida para substituir Militão e Felipe.

 ??  ?? Mangala encheu os
cofres da SAD em 2014 ao ser vendido
para o City
Mangala encheu os cofres da SAD em 2014 ao ser vendido para o City

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal