O Jogo

João Sousa não teve soluções

Foi claramente batido (3-6, 1-6, 2-6) pelo espanhol Pablo Carreño, ontem, na primeira ronda de Roland Garros

- MANUEL PEREZ

O reencontro entre dois amigos transformo­u-se em pesadelo para o minhoto, que não aguentou o maior acerto do asturiano, sofrendo uma dura derrota, desta vez na “catedral” da terra batida

Antes de disputar, hoje, a variante de pares em Roland Garros, João Sousa (70.º ATP) despediu-se, ontem, na primeira eliminatór­ia do quadro de singulares. Perdeu, 3-6, 1-6 e 2-6, em 1h43, ante Pablo Carreño (56.º), o nativo de Gijón que foi número 10 do ranking, em 2017/18, com o qual costuma treinar frequentem­ente e, várias vezes, se juntam para jogar pares, tendo, recorde-se, atingido a final do ano passado do Masters de Roma.

Na última vez que se defrontara­m, em agosto último, na segunda ronda do US Open, Sousa liderava 2-0 no quinto set, quando Carreño desistiu, lesionado no adutor esquerdo. Nova lesão, desta feita no ombro esquerdo, voltou a apoquentá-lo, em fevereiro, sujeitando-o a uma paragem de dois meses e meio. Antes do triunfo de ontem, perdera os últimos seis encontros, algo que obrigava o português a abrir uma espécie de caixinha de surpresas, tendo em conta o “segredo” quanto ao nível competitiv­o do asturiano.

Neste reencontro, houve pouco João Sousa para muito Pablo Carreño. Este foi “melhor taticament­e e, em termos de nível de jogo, para além de se apresentar mais agressivo, mais solto e constante, serviu melhor e apresentou uma velocidade de bola sempre superior”, justificou o treinador Frederico Marques, enquanto um desalentad­o João Sousa desabafava :“Tento sempre lutar com aqui loque tenho e o que tinha hoje [ontem] não foi suficiente”.

O resultado torna-se ainda mais complicado de digerir se atendermos ao facto de Carreño ter feito dobro dos winners (42-21) e Sousa mais uma dezena de erros não forçados (27-17). “Mérito do Pablo, que jogou a um muito bom nível”, acrescento­u, resignado pela falta de capacidade em contrariar a inspiração do amigo.

“Vamos analisar, refletir e ver o que fazer para voltar ao melhor nível”

Frederico Marques

Treinador de João Sousa

 ??  ?? João Sousa não disfarçou o desalento
João Sousa não disfarçou o desalento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal