O Jogo

IDONEIDADE 69%

-

venceu a Taça de Portugal, mas falhou as provas europeias. Na altura, a SAD liderada por Luiz Andrade (agora na SAD do Vilafranqu­ense) não fez a inscrição atempada na prova da UEFA e perdeu 2,6 milhões de euros da fase de grupos.

Menos sorte teve o Feirense, mas o nigeriano Kunle Soname garante ficar no emblema fogaceiroa­pesardades­promoção. Diz o Siga que 69% dos países e ligas não têm testes adequados para avaliar a idoneidade dos candidatos a donos de SAD ou origem dos capitais. Desde a sua entrada, em 2016, o clube tem parceria com uma academia de futebol da Nigéria (Tosin Kehind, na equipa de sub-23, é o rosto mais visível dessa ligação) e fez duas grandes transferên­cias: Vaná, para o FC Porto, por um milhão, e Etebo, para o Stock City, por 7,2 milhões de euros.

A sul, Rodney Sampaio, presidente da SAD do Portimonen­se, assume que a estratégia do grupo se centra em contratar jovens promissore­s, com margem de progressão, provenient­es da Ásia, África e América do Sul. A estratégia rendeu 35 milhões em janeiro, com a venda de Nakajima.

Caso mais grave, a par do divórcio entre clube e SAD do Belenenses, é o do Cova da Piedade. O clube da II Liga reclama uma dívida de 190 mil euros à SAD. Paulo Vieira, presidente da Assembleia Geral, lamentou que “a Liga obrigue as SAD a entregar certidão de não dívida ao Estado, a jogadores, mas não a entregar certidão de não dívida aos clubes”. O dirigente atesta que “não houve grande investimen­to por parte da SAD”, a quem não conhece “um plano a dois três anos, compra e vende e há muita rotativida­de de jogadores”. “A SAD entra quando subimos. As receitas da segunda liga são altamente deficitári­as tendo em conta as receitas. A SAD foi uma espécie de mal necessário. Achámos que os nossos capitais e o passivo obrigavam a encontrar um parceiro”, explicou.

As soluções de curto prazo revelam-se, nalguns casos, um problema mais à frente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal