O Jogo

Fábio Silva sobe cláusula e fica no plantel principal

Avançado de 16 anos fecha época de sonho com a assinatura de um novo contrato e com a garantia de que, depois da pré-temporada, continuará a trabalhar às ordens de Conceição

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Plano para a mais recente coqueluche da formação portista passa por dar-lhe o desafio de evoluir com os mais experiente­s e, quando não for opção na equipa A, jogar pela B. Nos sub-19 só na Youth League

O O FC Porto anunciou, ontem, ao início da tarde, a renovação de contrato de Fábio Silva até 2022. Os dragões acrescenta­ram mais um ano à ligação já existente com o avançado de 16 anos – os menores de idade só podem ter vínculos por um período máximo de três temporadas – e, acima de tudo, conseguira­m fazer subir a cláusula de rescisão, afastando os tubarões que rodeavam a nova coqueluche da formação. O valor não foi revelado pelo clube, mas O JOGO sabe que saltou dos dez para uma verba acima dos 25 milhões de euros. A quantia é já consideráv­el para um talento que festeja 17 anos no próximo mês e situa-se bem acima da que tinha, por exemplo, Diogo Dalot (20 milhões de euros) com a mesma idade.

Os últimos detalhes do contrato e a respetiva assinatura foram consumadas durante a manhã de ontem, depois de Fábio Silva ter recebido a melhor das notícias: independen­temente do que venha a acontecer na pré-temporada, onde já tinha lugar garantido, o avançado integrará o plantel principal em 2019/20. O plano delineado pelos dragões para o internacio­nal sub-17 português passa por dar-lhe o desafio de crescer com os mais experiente­s e, sempre que Sérgio Conceição não o convocar, descer à equipa B para ter os minutos de que necessita nesta idade. As passagens pelos sub-19 serão esporádica­s e, essencialm­ente, no percurso na Youth League, embora não esteja colocada de parte a possibilid­ade de o ponta de lança dar uma mãozinha mais para o final da época, se os portistas chegarem à fase final do campeonato deste escalão em boa posição para revalidar o título. “O meu sonho é jogar no Estádio do Dragão”

Depois de ter sido campeão nacional de juniores, melhor marcador da prova e vencedor da Youth League, Fábio Silva não poderia ter desejado melhorpont­ofinalpara­umatempora­da inesquecív­el se não o prolongame­nto da ligação ao FC Porto. “Foi incrível uma época, em todos os aspetos. É a melhor forma de a terminar, com a renovação de contrato com o clube de que gosto e onde me sinto bem. Estou muito feliz”, admitiu o avançado, em declaraçõe­s aos canais oficiais do clube, pelo qual nunca escondeu ter um carinho especial. “Regressar ao FC Porto foi uma decisão do coração. É o clube de que gosto, que me deu todas as condições para voltar e continua a darme tudo para me sentir bem. É aqui que me sinto feliz”, garantiu.

Com o salto para o plantel principal, Fábio aproxima-se da concretiza­ção de um objetivo. “Não escondo a ninguém que o meu sonho é jogar no Estádio do Dragão pelo FC Porto. Posso ter 16 anos, mas não ligo à idade quando estou dentro do campo. Penso que para o ano posso aprender muitas coisas boas”, referiu o ponta de lança, autor de 33 golos em todas as provas em 2018/19, até porque tem a noção que existem aspetos para melhorar e para chegar ao nível dos ídolos. “A minha referência é o Cristiano Ronaldo. Não só pelos golos que marca, mas pela ambição e vontade de ganhar. É um exemplo, tanto no futebol como na vida. Em relação à minha posição, o jogador com o qual mais me identifico é o Cavani”, revelou.

“Não escondo que o meu sonho é jogar no Dragão pelo FC Porto. (...) Para o ano, posso aprender muito”

Fábio Silva

Avançado do FC Porto

 ??  ?? Fábio Silva ontem de manhã, com Pinto da Costa, a assinar um novo vínculo
Fábio Silva ontem de manhã, com Pinto da Costa, a assinar um novo vínculo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal