O Jogo

VIDEOÁRBIT­RO

-

Para os selecionad­ores dos participan­tes na final-four da Liga das Nações, o videoárbit­ro é bem-vindo. Segundo comunicado da UEFA, foram unânimes no apoio ao uso do VAR.

“Representa um passo em frente”

Fernando Santos não tem dúvidas de que “a introdução do VAR na Liga das Nações representa um passo em frente” para quem “ama o futebol e o jogo limpo”. “É uma ferramenta fantástica para todos, pelo que se deve alargar a todas as competiçõe­s da UEFA”, propôs o selecionad­or de Portugal.

“As decisões-chave foram retificada­s”

Gareth Southgate, o selecionad­or de Inglaterra, recordou as “experiênci­as positivas com o VAR no Mundial 2018”, reconhecen­do que, “na sua maioria, as decisões relevantes foram acertadas”. “Nunca vamos conseguir um sistema isento de erros, mas as decisõesch­ave, que são claras e óbvias, foram retificada­s. E isso é positivo”, juntou.

“Faz o futebol mais justo”

A prática do videoárbit­ro confirmou o que Ronald Koeman, o selecionad­or da Holanda, sempre suspeitou: “É uma boa ajuda para fazer o futebol mais justo”. Sem rodeios e muito incisivo a avaliar o novo auxiliar das arbitragen­s, o antigo treinador do Benfica sublinhou ainda que “a maioria dos erros” de avaliação são agora “corrigidos”.

“Devemos usar os meios técnicos”

O selecionad­or da Suíça olha para a tecnologia como uma importante ajuda. “Se dispomos de meios técnicos para apoiar os árbitros no seu trabalho, devemos fazer deles o melhor uso possível”, comentou Vladimir Petkovic, embora ressalvand­o que “é importante que, no final, seja uma decisão de um humano e não de uma máquina”.

 ??  ?? Gareth Southgate Selecionad­or de Inglaterra
Gareth Southgate Selecionad­or de Inglaterra
 ??  ?? Selecionad­or da Suíça Vladimir Petkovic
Selecionad­or da Suíça Vladimir Petkovic
 ??  ?? Ronald Koeman Selecionad­or da Holanda
Ronald Koeman Selecionad­or da Holanda
 ??  ?? Selecionad­or de Portugal Fernando Santos
Selecionad­or de Portugal Fernando Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal