O Jogo

A saloiada toda está muito à frente

Sucesso dos técnicos portuguese­s no estrangeir­o é algo que deixa o professor orgulhoso

-

Para muita gente, colegas de profissão inclusive ou principalm­ente, você é simplesmen­te o professor. De onde é que vem isso?

—Dos tempos em que ensinava no ISEF e onde iniciei uma “guerra” na perspetiva de poder ajudar a formação de treinadore­s. Esse professor ainda está ativo e tem orgulho do que fez. Hoje, há cursos de treinadore­s felizmente.

E bons treinadore­s também...

—Nós somos dos melhores do mundo, é sempre um orgulho muito grande ver este êxito português. Não há ponta de inveja em relação ao que estão a fazer os treinadore­s portuguese­s. Em Inglaterra, em França, na China, na Arábia Saudita...

Encontra uma razão para tantos casos de sucesso?

—Ao que se está a passar chama-se talento. Nós temos talento para o futebol, mas não é só para o futebol. Nós não sabemos o que é que os engenheiro­s fazem, o que é que os médicos fazem, o que conseguem os investigad­ores, porque o futebol é muito mediático e facilmente chega às pessoas. O talento português produziu os jogadores que conhecemos e naturalmen­te os treinadore­s também. Os treinadore­s fizeram uma formação e estão apetrechad­os. Ter talento é estudo, é perspicáci­a, mas acima de tudo é paixão. “Nós somos dos melhores do mundo, é um orgulho muito grande ver este êxito português”

E em que é que diferem dos outros treinadore­s estrangeir­os?

—Os treinadore­s portuguese­s são mais ingénuos, são mais terra a terra, são mais “saloios”... É o que diziam... Só que esta saloiada toda já passou por eles há muito tempo. Somos melhores treinadore­s no campo, na comunicaçã­o, e na gestão dos grupos, o que é muito difícil em futebol.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal