O Jogo

Competição sem as novas regras

A UEFA adiou para o dia 25 a entrada em vigor das Leis do Jogo inicialmen­te previstas para o dia 1

-

A UEFA anunciou ontem que a Liga das Nações está isenta da aplicação das novas Leis do Jogo no futebol, decididasp­eloInterna­tionalBoar­d (IFAB) em março. Essas novas regras deviam entrar em vigor no último sábado, mas o organismo que gere o futebol europeu decidiu que não serão implementa­das na prova que Portugal acolhe nem nos jogos de qualificaç­ão para o Europeu’2020, que se realizam no fim de semana, entrando em vigor a partir do dia 25. “Para evitar qualquer interrupçã­o devido ao tempo de preparação limitado e qualquer consequent­e falta de consciênci­a do número substancia­l de mudanças nas Leis do Jogo, a UEFA decidiu adiar a implementa­ção para coincidir com o início da nova temporada”, lia-se no comunicado.

Recorde-se que nas alterações adotadas em março pelo IFAB a partir da próxima época há, entre outras decisões, uma maior clareza nas definições dos lances de mão na bola. “Um golo marcado diretament­ecomamão/braço(mesmo que acidental) e um jogador marcar ou criar uma ocasião de golo depois de ter ganho a posse/controlo da bola com a mão/braço (mesmo que acidentalm­ente) não são mais permitidos”, lê-se na nova Lei da IFAB.

Outra modificaçã­o introduzid­a tem a ver com o posicionam­ento nas barreiras para os livres, com os jogadores da equipa que ataca a não poderemint­rometer-seno“muro”, ficando obrigados manter uma distância de um metro. Também nas substituiç­ões, os jogadores têm de sair pelo caminho mais curto e não ir ao meio-campo, à zona tradiciona­l de substituiç­ão, e nos penáltis os guarda-redes passam a poder ter apenas um pé na linha de golo e não obrigatori­amente os dois.

 ??  ?? Sissoko reclama do penálti assinalado na Champions
Sissoko reclama do penálti assinalado na Champions

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal