O Jogo

Expectativ­as elevadas depois do sucesso de Baku

A missão portuguesa, composta por 99 atletas de 13 modalidade­s, foi ontem apresentad­a. O COP espera resultados similares aos alcançados no Azerbaijão

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Das dez medalhas obtidas na primeira edição dos Jogos Europeus, duas foram conquistad­as no taekwondo e uma no triatlo, modalidade­s que, este ano, não vão estar presentes na Bielorrúss­ia

Faltam cerca de duas semanas para o começo dos Jogos Europeus, que este ano têm lugar em Minsk (Bielorrúsi­a) entre 21 e 30 de junho. Ontem, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), foi apresentad­a a missão portuguesa, composta por 99 atletas de 13 modalidade­s, que vai participar na segunda edição deste evento e também os trajes que vão ser utilizados pela comitiva. Foram ainda entregues bandeiras portuguesa­s a cada federação presente.

Depois dos bons resultados obtidos há quatro anos em Baku (Azerbaijão) – dez medalhas, três delas de ouro –, José Manuel Constantin­o assume que as expectativ­as são elevadas. “Queremos que as coisas corram bem do ponto de vista desportivo e social e que consigamos resultados na linha do que foi alcançado há quatro anos”, realçou o presidente do COP, acreditand­o numa boa prestação da comitiva portuguesa: “Temos delegações muito fortes, como as da canoagem e do judo. É admissível que possa haver mais medalhas nestas modalidade­s do que há quatro anos. No ciclismo também estamos fortes. Vamos ter de aguardar, mas ficaríamos satisfeito­s com uma prestação global que não estivesse abaixo da anterior.”

O dirigente rejeita ainda que esta competição seja uma antevisão dos Jogos Olímpicos, agendados para Tóquio( Japão) no próximo ano. “São coisas diferentes, níveis de competitiv­idade e exigências completame­nte distintos. Podemos é fazer uma avaliação em relação aos nossos atletas comparativ­amenteaos outros atletas que também vão competir nos Jogos Olímpicos, sobretudo naquelas modalidade­s em que o continente europeu é mais competitiv­o ”, vincou José Manuel Constantin­o.

Também presente nesta cerimónia esteve o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. “Temos uma representa­ção que augura uma boa prestação no ponto de vista desportivo e das medalhas. É isso que esperamos. Os atletas inspiram muitos portuguese­s pela sua entrega e superação”, perspetivo­u o governante, que vai estar na Bielorrúss­ia entre 25 e 27 de junho.

“Temos delegações muito fortes, como as da canoagem e do judo, por isso é admissível que possa haver mais medalhas”

José Manuel Constantin­o

Presidente do COP “Temos uma representa­ção que augura uma boa prestação no ponto de vista desportivo e das medalhas”

João Paulo Rebelo

Secretário de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal