O Jogo

E agora o 39.º Federer-Nadal

Roland Garros terá clássico nas meias-finais. Suíço e espanhol não se defrontam há cinco anos na terra batida

- MANUEL PEREZ

A iguaria ainda está ao lume, mas já cria água na boca aos aficionado­s do ténis, em particular, e do desporto, em geral. Eterna rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal vale um lugar na final de Paris

Juntos, somam 37 títulos do Grand Slam. Roger Federer possui 20, oito no jardim (relva) de Wimbledon; Rafael Nadal detém 17, onzenoquin tal( terr abatida) de Paris. Depois de amanhã, defrontam-se nas meias-finais de Roland Garros, num pó de tijolo que se adapta melhora o maior quino eéumasuper­fícieà qual o suíço esteve de costas voltadas nas três últimas temporadas.

Ambos vão escrever o 39.º capítulo da maior rivalidade da história da modalidade, mas não do clássico com maior número de encontros. Nesses, o Nadal-Djokovic está claramente na dianteira (54 duelos: 28-26 para o sérvio), seguindo-se um Federer-Djokovic (47: 22-25 a favor do sérvio). Já o saldo de Rafa ante Roger é favorável ao rei da terra batida: 23-15.

Ontem, em dois quartos de final completame­nte distintos, interrompi­dos durante cerca de uma hora devido à chuva, Federer bateu o compatriot­a Stan Wawrinka, por 7-6 (7/4), 4-6, 7-6 (7/5) e 6-4, em 3h35 de um espetáculo que atingiu momentos sublimes, principalm­ente quando o golpe “Em terra batida, não tenho nada a perder frente ao Rafa [Nadal]” de esquerda a uma mão de ambos fez lembrar o passado e o auge dessa pancada – só que agora executada com ritmo e potência colossais.

Nadaldomin­ouKeiNishi­kori, por 6-1, 6-1 e 6-3, em 1h51, e se o favoritism­o já era (quase) um dado adquirido, a “tareia” aplicada também se ficou a dever à inferiorid­ade física do japonês, várias vezes assistido pelo fisioterap­euta, devido ao mal-estar no braço direito, na sequência de dez sets disputados, num total de quase oito horas e meia, nas duas rondas anteriores. Hoje, os encontros Djokovic-Zverev e ThiemKhach­anov darão a conhecer os restantes semifinali­stas.

 ??  ?? Federer, campeão em 2009, vai encarar o onze vezes vencedor de Roland Garros
Federer, campeão em 2009, vai encarar o onze vezes vencedor de Roland Garros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal