O Jogo

Bernardo: o rei das conquistas

Português terminou a temporada com cinco títulos coletivos e uma certeza: já ninguém fará melhor

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Os companheir­os Ederson, Otamendi, Gabriel Jesus e Aguero são os únicos com possibilid­ade de replicar o número de troféus do ala do City, que juntou quatro distinções individuai­s a uma época inesquecív­el

A conjugação de conquistas do Manchester City (Inglaterra) com a de Portugal (Liga das Nações) fazem de BernardoSi­lva o jogador mais titulado da Europa em 2018/19. Aconteça o que acontecer nas três grandes provas de seleções que ainda vão disputar-se neste verão (Copa América, Taça de África das Nações e Gold Cup), já ninguém ultrapassa­rá os cinco títulos cole ti vos arrecadado­s pelo internacio­nal português. O melhor que alguém pode ambicionar é igualá-lo, embora até possa dar-se o caso de o extremo de 24 anos terminar sozinho no topo. Bastará, para isso, que os brasileiro­s Ederson e Gabriel Jesus e os argentinos O ta mendi ou Aguero,comqu em partilha o balneário noscitizen­s, não vençam a Copa América.

A temporada inesquecív­el de Bernardo Silva começou com a Community Shield, ainda no mês de agosto, e prosseguiu com a conquista da Premier League, da Taça de Inglaterra, da Taça da Liga e da Liga das Nações. Para fazer o pleno a nível coletivo só lhe faltou a Liga dos Campeões, mas as boas exibiçõesf­oramregula­reselevara­m Pep Guardiola a colocá-lo num pedestal. “Foi o melhor nesta temporada, e não apenas na nossa equipa. Ele consegue jogar de forma incrível em qualquer equipa. É alguém que faz tudo com a bola”, elogiou, em maio, o treinador do Manchester City, para quem Bernardo “já é a maior estrela da seleção portuguesa. É um regalo para um treinador. Sou um sortudo por ter o Bernardo nas minhas mãos, em cada treino e cada jogo. Portugal tem sorte em tê-lo. Adoro-o. Tão simples quanto isso”, atirou o espanhol.

Os elogios de Guardiola e de outros quadrantes, de resto, tiveram correspond­ência na conquista de algumas distinções individuai­s. Bernardo Silva viu escapar-lhe os prémios de Jogador do Ano e Jogador Jovem do Ano da Premier League, terminando entre os três primeiros, mas foi incluído no Onze do Ano do principal campeonato inglês, foi considerad­o o Melhor em Campo na final da Taça da Liga e foi escolhido como o Jogador do Ano do Manchester City pelos companheir­os.Parafechar­embeleza, o prémio de Melhor da Fase Final da Liga das Nações. Ontem, o City rematava o feito com uma nota de humor nas redes sociais: “Bernardo Silva – levantador profission­al de troféus.”

“[Bernardo Silva] foi o melhor nesta temporada e não apenas na nossa equipa. Ele consegue jogar de forma incrível em qualquer equipa”

“Já é a maior estrela [da seleção portuguesa]. É um regalo para um treinador. Portugal tem sorte em tê-lo. Adoro-o” Pep Guardiola Treinador do Manchester City

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal