O Jogo

O ANO DO ANDEBOL

Sporting, FC Porto e Madeira SAD fizeram história na Europa

- Enviado especial a Bucareste [Roménia] Textos RUI GUIMARÃES

Gilberto Duarte: “Lá fora, já perceberam que estamos a crescer”

Com as seleções jovens masculinas e femininas qualificad­as para os Mundiais e Europeus deste ano e os clubes a fazerem uma grande época internacio­nal, falta um ponto para fechar o ciclo perfeito Quando faltam dois jogos para se concluir o apuramento para o campeonato da Europa de 2020 – o primeiro com 24 seleções e em três países, Áustria, Noruega e Suécia –, Portugal está a um ponto de garantir uma presença que lhe escapa desde 2006. Num ano fantástico para o andebol português, em que FC Porto, Sporting e Madeira SAD tiveram desempenho­s notáveis na Europa, também a Seleção Nacional pode confirmar já hoje, na Roménia – ou domingo, quando receber a Lituânia em Matosinhos (17h00) –, que o andebol português recuperou o fulgor que exibiu até à entrada neste século.

Tendo estado concentrad­a desde quarta-feira, primeiro em Melgaço e a seguir na Póvoa de Varzim, a equipa das Quinas tem uma oportunida­de imperdível de voltar à alta roda, e não por o Europeu passar a ter mais oito países, mas por mérito próprio: Portugal é segundo no Grupo 6 após quatro das seis jornadas, mas com os mesmos seis pontos da França, a seleção com o mais rico palmarés da modalidade: seis vezes campeã do mundo, três da Europa e duas olímpica (2008 e 2012). “Está a ser um grande ano para o andebol português, que teve o Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto nas finais da Taça EHF e o Madeira SAD na final da Taça Challenge, enquanto a equipa nacional venceu a França (33-27). Esse resultado surpreende­u o mundo do andebol, mas foi um grande passo rumo à qualificaç­ão. Com três vitórias, Portugal é uma das equipas em destaque até agora”, Chris O'Reilly, na análise da Federação Europeia de Andebol (EHF) à qualificaç­ão, colocando a equipa de Paulo Jorge Pereira no segundo lugar de um “power ranking”, a seguir à imbatível Hungria.

Este bom momento surge mais de uma década depois de um período em que Portugal esteve com regularida­de nas fases finais, tendo disputado

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal