O Jogo

Eduardo de regresso a casa

Vencedor: tem nove títulos no currículo, incluindo duas ligas da Croácia Guarda-redes aguarda que o Chelsea abdique da opção de renovação para assinar por duas temporadas

- PEDRO ROCHA

“Está em forma. Há muito que não trabalhava com alguém tão esforçado e motivado” “A idade não é problema. Tem experiênci­a e lida muito bem com a pressão dos jogos”

Raimond van der Gouw Treinador dos guarda-redes do Vitesse

Vaga deixada por Marafona, assegurado pelo Alanyaspor, será preenchida por outro internacio­nal português. Após mais cinco épocas no estrangeir­o, Eduardo voltará a Braga pela terceira vez

Em fim de ligação ao Chelsea, Eduardo tem acordo com o Braga para assinar por duas temporadas. O guardarede­s, de 36 anos, apenas aguarda que o clube londrino prescinda da opção de renovação por uma época (cláusula que pode acionar até 30 de junho) para se vincular aos minhotos e preencherá a vaga deixada por Marafona, já comprometi­do com os turcos do Alanyaspor, depois de ter rejeitado uma proposta para renovar pelos arsenalist­as. A confirmar-se a abdicação do Chelsea, formalidad­e que será conseguida nos próximos dias, Eduardo será o segundo jogador a regressar à Pedreira na construção do plantel para 2019/20, depois do médio André Horta (ex-Los Angeles FC).

A estreita relação de Eduardo com o Braga dura, aliás, desde 1999, quando ingressou nos escalões de formação do clube. Volvidos dois anos, estreava-se pela equipaBe só não conquistou rapidament­e a baliza da equipa principal por ter sido contemporâ­neo de Quim e Paulo Santos, acabando por ser emprestado, em duas épocas seguidas( entre 2006 e 2008), ao Beira Mar e V. Setúbal, conquistan­do pelos sadinos uma Taçada Liga. Volta a Braga em 2008 e, dois anos depois, é vendido ao Génova por 4,5 milhões de euros, a primeira grande vendade António Salvador. Cumpre uma época em Itália, mas depois acaba emprestado, primeiro ao Benfica, depois ao Istambul BB e, por fim, ao Braga (2013/14), estando na forja, cinco épocas depois (com passagens pelo Dínamo Zagreb, Chelsea e Vitesse), o terceiro retorno, desta vez a título definitivo.

Raimond van der Gouw, o treinador dos guarda-redes do Vitesse com quem Eduardo trabalhou na época finda (por empréstimo do Chelsea), deu conta a O JOGO de um guardarede­s em “excelente forma”. “Há muito que não trabalhava com um guarda-redes tão esforçado e motivado. É um exemplo e ajudou muito o Vitesse. Fez grandes exibições, com defesas de grande dificuldad­e”, assinalou o antigo guardião do Manchester United, certo de que a experiênci­a de Eduardo, 36 vezes internacio­nal pela principal seleção de Portugal, será um importante trunfo para o Braga. “A idade não é um problema para um guarda-redes, antes uma vantagem. O Eduardo já represento­u vários clubes e experiment­ou diversas competiçõe­s, pelo que tem grande experiênci­a e lida muito bem com a pressão dos jogos”, assinalou Van der Gouw.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal