O Jogo

EUROPEUS E MUNDIAIS SÃO METAS AMBICIOSAS

FEMININOS Presença nos campeonato­s da Europa de 2022 e 2024 e do mundo de 2025 e 2027 são objetivos traçados por Vera Lopes, a nova Diretora Técnica Nacional para as seleções

- —RUI GUIMARÃES

Antiga internacio­nal A, que começou a jogar no Porto Salvo e terminou no IBV, da Islândia, já havia apresentad­o um projeto de desenvolvi­mento do andebol feminino, que agora passa à prática

“A ideia éter alguém que seja oficialmen­te responsáve­l por tudo o que é andebol feminino. Há os técnicos, os dirigentes, mas não havia ninguém que fizesse o elo de ligação, que juntasse as peças e que criasse a linha orientador­a”. É assim que Vera Lopes, a nova e recente Diretora Técnica Nacional para as seleções femininas, explica as funções que passou a desempenha­r no andebol.

“Há uns anos, já tinha apresentad­o um plano estratégic­o de desenvolvi­mento do andebol feminino em Portugal e as pessoas da federação gostaram muito do projeto, mas na atura não tinham verbas para me incumbir desta missão”, revela Vera Lopes, que começou a jogar aos 24 anos no Porto Salvo e foi uma das melhores atletas portuguesa­s de sempre, tendo jogado em Espanha (Itxaco) e três épocas na Islândia (IBV). “Existe na federação o projeto Rumo 2028 e agora a ideia é reajustar o plano estratégic­o a esta realidade, organizand­o de uma forma clara as captações para as seleções nacionais, as seleções regionais e identifica­r os grupos de trabalho em que temos de nos começar a focar para o referido projeto Rumo 2028”, prosseguiu Vera Lopes, assumindo objetivos bastante ambiciosos: “Queremos a equipa sénior A nos campeonato­s da Europa de 2022 e 2024 e nos campeonato­s do Mundo de 2025 e 2027.” Recorde-se que, em femininos, Portugal apenas esteve numa grande competição internacio­nal, o Europeu de 2008, ficando no 16.º e último lugar.

“Uma das minhas metas vai ser trabalhar bastante na formação, para se conseguir chegar ao escalão de seniores com mais qualidade”, explicou ainda a antiga internacio­nal A, que pretende “garantir que as atletas tenham as melhores condições possíveis de trabalho”. Isto significa ter “estágios mais e melhor preparados em termos organizati­vos, ter treinadore­s específico­s para guarda-redes ou garantir que haja sempre o mesmo material disponível, como os masculinos têm”.

“O meu objetivo principal é organizar o andebol feminino” Vera Lopes Diretora Técnica Nacional

 ??  ?? Bebiana Sabino é das jogadoras mais experiente­s de uma Seleção Nacional que pretende evoluir
Bebiana Sabino é das jogadoras mais experiente­s de uma Seleção Nacional que pretende evoluir
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal