O Jogo

DRAGÕES ATACAM EXTREMO E PAVÓN CUSTA 12 MILHÕES

Um canal de televisão apontou-o ao FC Porto e a uma disputa com o Benfica. Estrutura do futebol aprecia muito o desequilib­rador do Boca Juniors, mas ainda não fez proposta

- ANDRÉ MORAIS FEDERICO DEL RIO

A SAD esteve representa­da na Argentina e tem vários alvos identifica­dos naquele país. Pavón é um dos preferidos e está agora bem mais acessível do que em 2017. LA Galaxy também na jogada

O FC Porto está no mercado por um extremo e tem algumas soluções referencia­das na Argentina. Uma delas é Cristian Pavón, o internacio­nal do Boca Juniors que já há dois anos esteve na lista de compras. Pavón era, nessa altura, um alvo muito caro e o facto de o FC Porto ter acabado por avançar para a temporada sem contratar qualquer reforço além de Vaná (um milhão de euros) diz bem da impossibil­idade do negócio. Entretanto as coisas mudaram significat­ivamente.

O jogador não explodiu na seleção argentina como o Boca Juniors esperava e, aos 23 anos e depois de dois mercados de verão com possibilid­ades goradas de sair, não quer deixar passar mais uma oportunida­de. O JOGO confirmou junto de fonte do Boca que o clube pede agora 12 milhões de euros para vender 70% do passe do jogador. E essa é uma solução ao alcance dos dragões. A SAD pondera e está a avaliar a situação, mas não avançou com qualquer proposta, ao contrário do que a TNT Sports, estação televisiva da Argentina, noticiou ontem. A hipótese é real porque, confirmou também O JOGO, têm sido feitas sondagens nesse sentido. Certo é que o mercado argentino voltou a ser aposta dos portistas e a contrataçã­o do lateral-direito Saravia não deve ser a única a consumarse. Um extremo é prioritári­o e há alguns que interessam bastante. Pavón é o mais conhecido e admirado. De acordo com a TNT Sports, os dragões disputam o jogador com o Benfica e com os Los Angeles Galaxy. No caso dos americanos, treinados por Guillermo Barros Schelotto, antigo treinador do Boca, o interesse é mesmo oficial.

Com 23 anos, o jogador deixou de ir com frequência à seleção argentina e nem está na Copa América que amanhã começa no Brasil. Os números no Boca é que continuam a entusiasma­r. Ao todo, nesta equipa, fez 108 jogos oficiais, apontou 28 golos e ofereceu 32. A isso soma uma capacidade invulgar no 1x1 e muita velocidade a dar corpo a um perfil de desequilib­rador que o FC Porto procura. Por ser jovem, por se manter na rota da seleção e continuar a ser observado por outros clubes, a perspetiva é de que possa valorizar rapidament­e e ser um ativo que em poucas épocas renda uma verba significat­iva.

No que diz respeito à ação da SAD portista, esta tem a mira apontada a mais do que um alvo em várias posições. A viagem à Argentina para fechar Saravia permitiu explorar estes e outros dossiês, mas há outras posições cujo reforço é urgente. Zé Luís (ver peça abaixo) é o avançado desejado por Sérgio Conceição. Léa-Siliki, do Rennes, é o médio mais próximo de ser contratado. A procura por defesas-centrais está mais complicada e agora (ver página 10), torna-se também urgente contratar um novo guarda-redes.

 ??  ?? Pavón (à esquerda) é um extemo muito ágil de pés e com faro pelo golo
Pavón (à esquerda) é um extemo muito ágil de pés e com faro pelo golo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal