O Jogo

Com uma equipa assim é permitido sonhar

Gondomar viu uma grande exibição de Portugal, que com um triunfo concludent­e sobre a China abriu boas perspetiva­s para a permanênci­a entre a elite mundial. Segue-se a Sérvia

- JOAQUIM JORGE

Perante um dos adversário­s que não entra na luta pela permanênci­a na Ligadas Nações, Portugal foi competente, não acusou a responsabi­lidade e conseguiu um triunfo pela margem máxima, que pode revelar-se importante na luta com Austrália, Canadá e Bulgária, os outros “challenger­s”, pela permanênci­a na prova. Para já, Portugal subiu a 13.º, com os mesmos seis pontos mas à frente dos australian­os (16.º), ficando mais motivado para o embate de hoje com a Sérvia.

Frente à China, que soma apenas um triunfo na Liga das Nações, Portugal foi mais forte em todos os aspetos. No ataque, os irmãos Alexandre e Marco Ferreira foram mortíferos, com Cveticanin a brilhar no bloco e Miguel Rodrigues a mostrar-se um distribuid­or eficaz em diversos aspetos do jogo, como o serviço, o ataque e até no bloco. Foi assim no primeiro parcial, em que o distribuid­or luso criou dificuldad­es à receção chinesa e permitiu a Portugal passar pela primeira vez para a frente (8-6). Com os blocos anão encontrare­ma solução par aparar os ataques contrários, o empate voltaria a surgir (16-16) mas os chineses começaram a errar no serviço e quatro falhas praticamen­te consecutiv­as valeram o 25-22.

A supremacia portuguesa ficou bem vincada no segundo parcial, apesar de um mau início ter permitido aos chineses assumir a liderança (1-4). Com Cveticanin a aparecer nos ataques rápidos no centro da rede e os manos Ferreira em destaque no serviço e ataque, Portugal passou de 9-11 para 13-11 no serviço de Alexandre e depois, com Marco a servir, encetou uma série de cinco pontos consecutiv­os, esticando a vantagem até aos 19-13. O técnico argentino ainda parou o jogo, na ânsia de refrear o ímpeto luso mas sem êxito. Portugal fechou o segundo parcial (2517) em 26 minutos.

Os chineses ainda equilibrar­am o set decisivo, mas continuara­m a errar muito no serviço e a competênci­a portuguesa fez o resto: 3-0!

“Acima de tudo, fizemos um jogo muito competente. Agora, frente aos sérvios, é o jogo do tudo ou nada”

Hugo Silva

Selecionad­or Nacional “Não estava a contar com este resultado. Queria ganhar, mas Portugal jogou melhor e mereceu vencer, pois cometemos muitos erros”

Raul Lozano

Selecionad­or da China

 ??  ?? Portugal foi superior em todos os aspetos e aqui ganha um ponto pela ação do bloco
Portugal foi superior em todos os aspetos e aqui ganha um ponto pela ação do bloco
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal