O Jogo

Dinossauro­s fazem história no desporto canadiano

Toronto Raptors são a primeira equipa fora dos Estados Unidos a vencer a NBA, mas no seu país não faltam estrelas

- CLÁUDIA OLIVEIRA

No país do gelo, a conquista no basquetebo­l é novidade, mas os êxitos desportivo­s são comuns, embora em modalidade­s menos conhecidas dos portuguese­s, como hóquei no gelo, basebol e speedskati­ng

A vitória da NBA levou euforia às ruas de Toronto, justificad­a pelo triunfo e pelo feito histórico, tanto para o basquetebo­l como para o desporto canadiano. Os Raptors são a primeira equipa não originária dos Estados Unidos a vencer a competição. Ainda por cima, bateram os Golden State Warriors, bicampeões em título e até há poucos mais de uma semana grandes favoritos.

Com pouco mais de duas décadas de existência – a franquia foi criada em 1995, quando a NBA se alargou ao Canadá – os Raptors estiveram para se chamar Toronto Huskies, em homenagem a uma outra equipa da cidade, cuja mascote era um urso. A escolha do fundador, o empresário local John Bitove, acabaria por se inspirar na sétima arte... Os Toronto são Raptors, em alusão ao dinossauro velocirapt­or, celebrizad­o pelo filme Jurrasic Park.

Com este êxito, o basquetebo­l vai ganhar mais espaço no país das cascatas no Niágara, mas a verdade é que são outros os desportos que prevalecem na segunda maior nação do mundo em área. Com temperatur­as de inverno que podem chegar aos 40 graus negativos, os desportos com mais praticante­s são o hóquei no gelo, patinagem no gelo, curling e basebol. No hóquei no gelo, por exemplo, apesar do jejum de títulos desde 1993, o maior vencedor da NHL é o Montreal Canadiens, com 24 títulos na Stanley Cup. A maior lenda do hóquei, Wayne Gretzky, morou na cidade de Edmonton e possui 61 recordes da NHL.

No basebol, o Toronto Blue Jaystêm duas conquistas na MLB.

Mas o verdadeiro valor do desporto no Canadá estará sobretudo refletido nas medalhas olímpicas. Nos Jogos de verão, o país já somou 301 medalhas, 64 delas de ouro, ocupando o 14.º lugar no ranking olímpico. Nos de inverno são já 199 as medalhas, com 73 de ouro, sendo o quinto país mundial.

O feito da equipa do dinossauro vermelho é marcante, mas sendo Kawhi Leonard de Los Angeles ou Kyle Lowry de Philadelph­ia, falta saber até que ponto entrarão no coração dos canadianos, onde já coabitam estrelas como Clara Hudges, que possui seis medalhas olímpicas, repartidas entre ciclismo e velocidade no gelo – é das raras atletas a conquistar medalhas nos Jogos de Inverno e de Verão – ou Cindy Klassen, seis vezes medalhada na velocidade sobre o gelo, além de Andre De Grasse, o sprinter que pode vir a substituir Usain Bolt como rei dos 100 metros, ou os Villeneuve, pai e filho heróis da Fórmula 1.

 ??  ?? Feito inédito dos Raptors deu origem a uma festa rija em Toronto
Feito inédito dos Raptors deu origem a uma festa rija em Toronto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal